Foto: Leandro Schmitz |
Algumas autoridades estavam presentes, como o prefeito Carlito Merss, a secretária da Assistência Social, Rosemeri Costa e o diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, Valmor Schiochet.
Na ocasião foi assinada uma carta de compromisso, onde deverá ser elaborado um plano de trabalho e reconhecimento desta categoria. O valor aprovado foi de R$995 mil e com este dinheiro, todo o planejamento baseado em pesquisas feitas com os próprios trabalhadores deverá ser executado nos próximos três anos.
Entre os compromissos, está a construção de uma Central de Beneficiamento do Plástico, que estabilizaria, de certa forma, os ganhos com a venda deste tipo de material. "Ainda estamos pesquisando um local para a construção desta central", adianta a secretária Rosemeri.
Outro ponto a ser alcançado é colocar os recicladores em um cadastro único junto à Secretaria de Assistência Social. Esta medida eliminaria os chamados "atravessadores", valorizando assim a categoria.
Durante o evento e representando os presentes, a coordenadora da Cooperanti, uma das associações parceiras no nosso Projeto Coleta de Embalagens Metalizadas, Iraíde Ribeiro de Paula da Costa, leu uma carta de agradecimento ao prefeito pelas medidas adotadas.
A Ong Impacto Social foi citada pela secretária Rosemeri como uma das parceiras nas ações da prefeitura junto às associações. Entre as realizadas até agora está a geração de renda com o projeto em andamento (Coleta de Metalizados) e a parceria com a Fundamas Escola Têxtil, na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), usando como matéria prima lonas de banners usados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário