Gostou? Então vote!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Criação de Unidade de Conservação na zona leste de Joinville será discutida nesta 5ª feira


Foto: Google Imagens
A criação de uma unidade de conservação em Joinville com abrangência nos bairros Aventureiro, Bom Retiro, Iririú, Jardim Iririú, Jardim Sofia e Saguaçu será novamente discutida com a comunidade nesta quinta-feira (22/3). O encontro será na Sociedade Alvorada, a partir das 19 horas. Esta é a terceira consulta pública sobre o tema.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) vai apresentar o projeto da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Morro do Iririú e ouvir as sugestões dos moradores e proprietários de terra. A Arie terá uma área de 5.255.610 m², com um total de 897 lotes incluídos na sua delimitação, sendo, 34 de propriedade da Prefeitura de Joinville.

"A unidade permite a conservação da biodiversidade local de um dos únicos remanescentes florestais em meio urbano, mantém o paisagismo, regula a temperatura da região e melhora a qualidade do ar e consequentemente a qualidade de vida", defende o presidente da Fundema, Eni Voltolini. Imóveis já localizados na delimitação têm ainda a valorização imobiliária.

O Morro do Iririú e do Boa Vista formavam o Morro das Cachoeiras. Com a expansão urbana e intervenções esta característica foi perdida. Mas o local ainda abriga espécies como a canela-preta, canela-ferrugem, cedro, canjerana, guapuruvú, palmito juçara e inúmeras castas de bromélias. Há registro de aves em extinção como gavião-pombo-grande, pixoxó, o jucuaçu e o picapau-de-cara-acanelada. Mamíferos ameaçados de extinção habitam o local, entre eles o gato-do-mato e o gato-do-mato-pequeno.

A Fundema pretende ampliar o monitoramento ambiental do local, incentivar e promover mais ações de educação ambiental e pesquisa, bem como projetos de regularização fundiária e recuperação de áreas degradadas. "O ordenamento do uso e a ocupação do solo só podem ser discutidos em outra fase que é o plano de manejo", explica o biólogo Daniel Lepka.

Nos estudos da Arie estão incluídos lotes com vegetação acima da cota 40, excluindo as áreas do Parque Municipal do Morro do Finder; propriedades abaixo da cota 40, mas com área florestada; lotes menores de 1 mil m² com pelo menos 50% de área florestada; e aquelas maiores de 1 mil m² com pelo menos 30% de área florestada.

Com a criação da Arie do Iririú, o município passará a ter sete unidades de conservação: Parque Municipal da Ilha do Morro do Amaral (em fase de mudança de categoria); Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin; Parque Municipal Morro do Finder; Área de Proteção Ambiental da Serra Dona Francisca; Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro do Boa Vista;
Parque Natural Municipal da Caieira.

Os mapas e o documento com os estudos preliminares desenvolvidos pela Fundema podem ser consultados no item de documentos oficiais no www.joinville.sc.gov.br



O quê: Reunião com a comunidade sobre Arie do Iririú
Quando: Nesta quinta (22/03)
Onde: Sociedade Esportiva e Recreativa Alvorada, rua Iririú, nº 1073
Horário: 19 horas

Fonte: Fundema/SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário