Gostou? Então vote!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Hidroginástica que promete definir mais músculos do corpo

Foto: Folhapress
Aulas na água com maiores resultados na definição muscular são as ofertas pósverão das academias para atrair mais alunos à piscina.
Como nesta época do ano menos gente se anima a pagar mais caro pelos planos que incluem atividades aquáticas (mesmo que a piscina seja aquecida), a estratégia é oferecer uma hidroginástica mais poderosa.

Para competir com trabalho feito "a seco" com pesos e aparelhos, são usados equipamentos especiais, que funcionam como sobrecarga.

O mais novo deles é o "hidro band ball", uma bola com elásticos acoplados. O estica e puxa aumenta a resistência de músculos das pernas, braços, costas e abdome.

Não é como se sentar num aparelho de musculação em termos de ganho de massa muscular, mas é eficaz para definir o corpo, segundo a professora de educação física Daniela Regina da Silva, 28, que trouxe a nova modalidade para a academia Competition, de São Paulo.

"Mesmo que você não ganhe tanta massa, o exercício na piscina tem a vantagem de trabalhar também o equilíbrio e a coordenação motora, além de trazer um bom gasto calórico", diz Regina.
Também é vantajoso para quem tem que malhar na água por indicação médica.

A advogada Janet Aparecida Campos, 54, trocou as sessões de fisioterapia para tratar sua artrose pela hidroginástica e diz que os sintomas "melhoraram 90%".
Ficou animada com a aula de bola e elástico. "Acho que os resultados são mais rápidos. Vou fazer, lógico."

Seu colega de piscina, o advogado Antônio de Oliveira Moruzzi, 69, voltou às atividades físicas recentemente. Antes, ele fazia musculação, mas, desde agosto do ano passado, estava parado, recuperando-se de uma cirurgia para retirar um nódulo do pulmão.
"Só fiz três aulas dessa hidroginástica, mas já percebo resultados, estou desenferrujando bem", diz Moruzzi.

CORPO 'SECO'

Um ponto forte da hidroginástica com acessórios é juntar o trabalho aeróbico com o de musculação, diz Rogério Franze, 38, coordenador de atividades aquáticas da academia Ecofit, de São Paulo.
Na Ecofit são usadas cordas de borracha, luvas especiais e caneleiras para dar uma força à hidroginástica.

"Essa hidro 'seca' o corpo, define a musculatura. E a piscina é um ambiente prazeroso, muitos acham as aulas menos monótonas que os treinos de musculação em aparelhos", afirma Franze.
Os atributos estão atraindo um novo público para a hidroginástica, que antes era associada a alunos mais velhos e grávidas e considerada mais 'light', tanto em relação ao esforço demandado quanto aos resultados.

Para agradar a nova clientela, as academias também colocaram em suas grades de horários treinos da moda adaptados à piscina.
Um exemplo é a "boot camp", aula inspirada nos treinamentos militares, que ganhou uma versão aquática na academia Runner.
As populares aulas "GAP" (glúteos, abdome e pernas) também entraram na piscina. Na unidade Morumbi (São Paulo) da Bio Ritmo, os exercícios são potencializados por acessórios como o "acqua fins", espécie de tornozeleira em forma de morcego.

"A hidroginástica está cada vez mais próxima de uma aula de musculação. É uma opção para quem não pode fazer o treino convencional ou quer mudar um pouco a rotina dos exercícios", diz Ester de Souza Domingos, 29, educadora física especializada em atividades aquáticas.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário