Gostou? Então vote!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco

Foto: Google Imagens
Nesta quinta-feira, último dia de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Mais que uma conscientização sobre os malefícios do cigarro para a saúde humana, este dia serve também como uma reflexão sobre o lixo que este vício produz. Afinal, para onde vão as bitucas de cigarro? Elas se decompõem em quanto tempo na natureza? Se para o ser humano faz mal, para o meio ambiente é tanto quanto nocivo.

Em Joinville existe, desde 2010, a Lei 6.775, que proíbe o uso de cigarros, charutos e  afins em locais fechados de grande circulação. Entretanto esta medida não fez diminuir seu uso. Ainda é comum ver muitos restos de cigarro descartados pelo chão, sobretudo em locais próximos a pontos de ônibus, praças e parques.


Ao entrar em contato com a água, as substâncias que compõem o cigarro, como o arsênio, por exemplo, podem atingir lençóis freáticos ou até mesmo permanecerem armazenadas nas superfícies de plantas e animais. De acordo com estudos biológicos, duas bitucas são suficientes para contaminar o equivalente a um litro de esgoto.

O tempo que leva para cada uma delas se decompor na natureza é de cinco anos. Assim, mesmo que não entrem em contato com os recursos hídricos, os contaminantes podem atingir o solo ou prejudicar animais, que acabam se alimentando do material.

Portanto neste dia e nos seguintes, se não conseguir parar de fumar, ao menos tome uma atitude mais ambiental no dia a dia: descarte suas bitucas de cigarro somente em lixeiras.

Um comentário:

  1. Leandro. Antes de mais nada, parabéns pelo espaço e pela dedicação.
    As questões relativas aos micro-lixos, e a bituca esta entre eles (chicletes, palitos, papéis de bala, etc.), são sérias e merecem algumas observações:
    - A bituca é um grave problema. Faltam locais de descarte adequado. Faltam debates sobre os problemas causados pelo resíduo(o fumante pensa que apenas a sua bituquinha não é um problema).
    Em Curitiba, criei o PROGRAMA BITUCA ZERO, de coleta e reciclagem do resíduo. Em apenas 6 meses, foram coletadas mais de 420 mil bitucas nas empresas que fazem parte do PROGRAMA.
    Tudo isso estaria poluíndo rios, entupindo galerias pluviais ou ocupando espaços em aterros.
    Parabéns e deixo nosso link:
    www.ecocitybrasil.blogspot.com
    www.wix.com/ecocitybrasil/ecocity
    Roberto Façanha

    ResponderExcluir