Gostou? Então vote!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Impacto Social lança novo serviço para Joinville

Arte de adesivo distribuído na 1ª campanha
da água da Impacto Social
A Ong Oscip Impacto Social lança mais uma ação a ser implantada em Joinville. Trata-se de um novo serviço para a maior cidade do estado: Consultoria Ambiental voltada aos condomínios residenciais, industriais, escolas e prédios de grande circulação de pessoas.

A intenção é envolver os moradores e frequentadores de um determinado local em uma nova política de resíduos (lixo) e também do uso da água. "Por meio de palestras, dicas e consultoria ambiental, é possível reduzir o consumo de água nos prédios e organizar melhor a separação do lixo. Hoje, a grande maioria dos edifícios não possui regras adequadas e alguém acaba pagando por isso", explica a presidente da Ong, Sandra Regina Sievert.

O problema tornou-se evidente depois de um ano de trabalho junto às Associações de Recicladores da cidade. O grupo tem a função de separar o que tem valor comercial para venda e sustento próprio e o que deve ir ao aterro sanitário. Muitos dos sacos de lixo, mesmo sendo recolhidos pela Coleta Seletiva, ainda contém lixo orgânico ou estão misturados com outras substâncias. Em certos casos, o material acaba perdendo a viabilidade de reciclagem por estar contaminado com outras composições.

Diariamente o cidadão cria uma "consciência virtual" de que está salvando o planeta, separando o lixo em casa. Porém, acaba não fazendo da forma correta, resultando em perda de tempo e aumento de resíduos sendo descartados no aterro sanitário, que como é sabido, tem tempo de vida útil reduzido.

Assim, a proposta da Ong Oscip Impacto Social é ir ao centro do problema: dentro das casas. Inicialmente a Consultoria Ambiental será direcionada aos condomínios, locais de grande circulação e/ou concentração de pessoas, depois o trabalho poderá ser feito nas residências. Lojas e indústrias também poderão solicitar este serviço.

Paralelamente à política de gestão de resíduos, a Consultoria Ambiental vai abordar o consumo consciente da água. Não só sugerindo dicas de economia no dia a dia, mas orientando sobre novas tecnologias verdes, como sistemas alternativos de captação de água de chuva. Joinville, por ter alto índice pluviométrico, é privilegiada neste sentido, basta as pessoas terem o devido conhecimento e perceberem na prática a diferença.

Os síndicos e demais interessados em conhecer este trabalho da Impacto Social podem entrar em contato com o telefone: (47) 3433 2783. Ou ainda por e-mail: sandra@ongimpactosocial.org.


Projeto é citado pelo Jornal A Notícia

A Ong Oscip Impacto Social foi citada no jornal A Notícia desta quinta-feira (3/05) como incentivadora da economia no consumo de água em Joinville. A reportagem desta edição traz a informação de que nos últimos anos aumentou o consumo na cidade. Ainda assim, existem organizações, como a Impacto Social, que incentivam por meio da educação, o consumo consciente. Em um ano e meio de atuação na cidade, a equipe já contabiliza duas Campanhas da Água. Saiba mais no nosso site: http://ongimpactosocial.org/

Um comentário:

  1. somos do http://orsinadigital.blogspot.com.br/ um projeto de nossa escola GEC Orsina da Fonseca
    faremos uma cuminância no dia do meio ambiênte que sera no dia 05 de junho para comemorarmos esse bastânte especial. Adorariamos sua presença em nossa escola para fazer uma palestra sobre os impactos do lixo eletrônico em nosso meio externo.
    telefone de contato da escola:2214-1462
    telefone da coordenadora de nosso projeto:9815-8979

    ResponderExcluir