Gostou? Então vote!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Impacto Social fecha mais uma parceria com a Fundamas


Reunião na Fundamas para fechar a parceria.
Foto: Leandro Schmitz

A ação que o Banco do Brasil está adotando em alguns bairros de Joinville, chamada de “Desenvolvimento Regional Sustentável”, ganhou nesta semana mais uma parceria: a da Fundamas (Fundação Municipal Albano Schmidt). Desta vez, o trabalho será voltado ao Projeto EcoProdutos, que transforma lona de banners usados, tecidos de sombrinhas e guarda-chuvas em vários utensílios para o dia a dia.

A Ong Oscip Impacto Social, autora deste projeto, procurou a Fundamas para fazer parte do trabalho, capacitando a comunidade na arte da Costura. Por exemplo: para reaproveitar o tecido de uma sombrinha e transformá-lo em sacolas retornáveis, é necessário usar técnicas específicas. A Fundamas já tem parceria com a Impacto Social no reaproveitamento de lona de banner, portanto agora esta ação vai ser aprimorada.
Na prática, o projeto EcoProdutos vai receber o apoio financeiro do Banco do Brasil e gerar renda para cerca de 20 famílias joinvilenses. A intenção é, com o tempo, ampliar para toda a cidade. “Teremos agora duas linhas de trabalho com o Banco do Brasil, uma na zona sul, descobrindo a necessidade de capacitação destas pessoas e no projeto EcoProdutos, que já está estruturado e com metodologia definida”, pontua a gerente de Ensino da Fundamas, Elisabete de Sousa Mendes.

Matéria prima não deve faltar, pois as oito Associações de Recicladores de Joinville, parceiras neste projeto, recebem por semana, em média, 170 sombrinhas ou guarda-chuvas, por meio da coleta seletiva. Já no reaproveitamento de lona de banner, já foram feitos mais de 50 aventais a partir deste material, que agora está sendo usado como equipamento de proteção individual pelos separadores de recicláveis.

Outras instituições também estão apoiando esta ideia, como o Rotary Clube Leste e as Associações de Recicladores. O Consulado da Mulher também deve estar presente. Sua participação deverá ser confirmada nos próximos dias.

“Para nós estas parcerias são importantes, porque ao unir forças conseguimos diminuir cada vez mais a quantidade de material encaminhado ao aterro sanitário”, comemora a presidente da Ong Oscip Impacto Social, Sandra Regina Sievert.


Entenda o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS)

Esta é uma estratégia que o Banco do Brasil está levando a todo o país, buscando impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde estiver presente. As ações são mobiliadas por parcerias, que contribuem para a geração de trabalho e renda e na adoção de práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário