Gostou? Então vote!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nova calculadora pode medir o impacto ambiental nos recursos hídricos de uma região


Não basta avaliar apenas a quantidade de água disponível em uma determinada área para avaliar os recursos hídricos locais. Gestores de recursos hídricos e planejadores urbanos também precisam levar em consideração o impacto das atividades humanas sobre os recursos hídricos, e foi pensando nisso que a empresa Veolia Water criou uma ferramenta nova na web, capaz de calcular a pegada de água de maneira mais precisa.

A calculadora de Índice de Impacto da Água (WIIX), diferencia-se da maioria das calculadoras baseadas apenas no volume de água pois também leva em consideração variáveis como a qualidade da água e fatores de estresse sobre os recursos hídricos, que dão uma imagem muito mais clara do impacto humano no local de recursos hídricos.

“A calculadora WIIX é útil para qualquer pessoa que queira tornar  um processo ou sistema de uso de água e/ou geração de esgoto mais sustentável e eficiente. Isso se aplica tanto para os municípios quanto para a indústria. Usando a calculadora, os tomadores de decisão podem avaliar melhor o impacto sobre os recursos hídricos locais e tomar medidas para minimizá-lo enquanto poupam dinheiro. ” – Ed Pinero, chefe de sustentabilidade da Veolia Water América do Norte.

Com a calculadora WIIX, os usuários podem utilizar dados específicos de seus municípios ou intalações e dos  recursos hídricos , incluindo as retiradas de água, a quantidade de água liberada, os produtos químicos utilizados, a quantidade de lixo produzida e a energia consumida no processo, e, em seguida, gerar um relatório indicando onde os impactos mais significativos para o os recursos hídricos ocorrem ou virão a acontecer.

De acordo com a empresa, quando os resultados da calculadora são usados em conjunto com um relatório de análise de custos, os indivíduos ou grupos responsáveis pela tomada de decisão podem, então, determinar quais atualizações do sistema ou mudanças no processo terá o maior retorno sobre o investimento e o impacto mais positivo sobre o recurso água local.

Para uma dada atividade, o cálculo da WIIX utiliza a seguinte fórmula:

WaterImpactIndex = Σi (Wi x Qi x WSII)-Σj (Rj x Qj x WSIj)

Onde:

- I e j correspondem, respectivamente, pontos de retirada e liberação de água no meio ambiente
- Wi Rj e correspondem, respectivamente, às quantidades de água retiradas e liberadas no meio ambiente (em m3)
- Qi e Qj são os fatores de qualidade de água retirada e liberada
- WSI é um índice de estresse hídrico regional

Caso tenha interesse em conhecer esta calculadora, a Veolia Water disponibiliza neste site para uso. Porém é preciso efetuar um cadastro. O site está em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário