Gostou? Então vote!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tempestade solar deve atingir a Terra nos próximos dias


Foto: Google Imagens/Nasa

Novas movimentações na superfície do Sol devido a uma grande mancha solar vão produzir fortes explosões solares nos próximos dias. Segundo o Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da Nasa, as tempestades provocadas por essa atividade solar devem atingir a Terra nos próximos dias.

Essa intensa movimentação está relacionada com as manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. Quanto maior sua quantidade, maiores são as interferências na ionosfera terrestre, onde ficam as ondas de rádio, por exemplo.

A mancha solar AR 1476 foi detectada por telescópios espaciais em 5 de maio. Ela tem 100 mil quilômetros e consegue desencadear uma série de explosões solares sobre a superfície do Sol.

Portanto, as tempestades solares que alcançarem a Terra nos próximos dias por causa da mancha AR 1476 devem afetar o campo magnético do planeta. Isso pode alterar o funcionamento de satélites de comunicação e provocar auroras boreais, entre outros efeitos. Porém, não traz consequências diretas aos humanos.

Vale destacar que o Sol tem ciclos de atividade de 11 anos, com períodos mais intensos. Especialistas dizem que a atual temporada de tempestades é a mais intensa desde setembro de 2005.

Somente em janeiro, foram detectadas duas erupções em um período de quatro dias seguidos por ondas com bilhões de toneladas de plasma viajando pelo espaço em direção a Terra com uma velocidade de 8 milhões de km/h. Porém, segundo a Nasa, o auge desse período deve ser no segundo semestre de 2013.
Fonte: Info


Nenhum comentário:

Postar um comentário