Gostou? Então vote!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nova tecnologia pode transportar icebergs, gerando água e energia

Foto: Google Imagens
Uma reportagem exibida pelo Bom Dia Brasil (Rede Globo) na manhã desta quarta-feira mostrou que é possível levar água para lugares distantes e áridos e até mesmo gerar energia a partir de um recurso natural na terra: o iceberg. Formado por água congelada, os blocos podem ultrapassar 200 metros de altura e um francês de 40 anos, chamado Georges Mougin, descobriu uma técnica para rebocá-lo a outros lugares.

Uma espécie de cinturão é disposto em volta dele para puxá-lo. Dele desce uma espécie de saia, que vai até embaixo do iceberg. Depois essa saia é juntada com a técnica simples da rede de pesca, formando uma embalagem quase perfeita que preserva água bem gelada em volta do iceberg.

Quanto ao sol, que poderá derreter o gelo no caminho, o cientista argumenta que a cor branca do iceberg reflete muito a luz do sol, impedindo que seu volume diminua muito. Segundo ele, as ondas fazem com que sua massa seja reduzida, portanto esta técnica permite que o bloco gigante de gelo chegue ao seu destino praticamente intacto.

O reboque deste iceberg seria lento, uma velocidade aproximada de um nó, ou seja, metade da velocidade de uma pessoa caminhando. Levaria-se quatro meses para atravessar um oceano, por exemplo. Ainda assim, está prevista para ano que vem a estreia deste feito. O trajeto será entre a costa oriental do Canadá até as Ilhas Canárias, próximas ao continente africano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário