Gostou? Então vote!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Joinville é pioneira em SC na reciclagem de Embalagens Plásticas Metalizadas

Presidente Sandra visita um dos maiores
galpões da cidade: o Recipar
Foto: Leandro Schmitz
O Projeto Coleta de Embalagens Metalizadas, em andamento em Joinville desde maio de 2011, já reciclou mais de três toneladas desde sua implantação. O projeto, colocado em prática pela Ong Impacto Social, consiste em devolver aos fabricantes as embalagens de suco em pó, bombom, salgadinho, entre outras que são plásticas mas contém a parte inferior em alumínio. Além de preservar o aterro sanitário, este projeto gera renda a oito galpões de separadores de recicláveis da cidade. Ao todo, estes trabalhadores já receberam cerca de R$10 mil com a venda destes materiais.

Até maio do ano passado, este tipo de embalagem, embora fosse coletado pela Coleta Seletiva da Ambiental, não tinha valor comercial para os Separadores e, portanto, o material seguia para o aterro sanitário junto ao lixo orgânico. Com a implantação deste Projeto, as embalagens continuam sendo encaminhadas pela Coleta Seletiva, só que agora têm outro destino. "Começamos com três galpões, mas devido a grande quantidade separada e a renda que gerou com isso, outras Associações foram sendo adicionadas ao projeto, hoje são oito ao total que trabalham e recebem por isso e a tendência é aumentar", explica a presidente da Impacto Social, Sandra Regina Sievert.

Joinville é pioneira e a única cidade do estado a reciclar as embalagens plásticas metalizadas.  De acordo com a Terracycle, empresa que recebe as embalagens e as transforma em outros insumos, logo nos três primeiros meses de atuação, o Projeto foi o que mais arrecadou em todo o Brasil.

Ainda em 2011, o Projeto venceu o Edital Ambiental da Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente), com o valor de R$15 mil. Com esta quantia foi possível adquirir um utilitário Kombi, facilitando o transporte dos sacos de embalagens dos galpões até os Correios, para onde tudo é despachado.  

As embalagens plásticas metalizadas são recicladas em Joinville e devem ser separadas dentro das residências. Assim como o metal, o plástico, o papelão e outros materiais levados pela Coleta Seletiva, as embalagens metalizadas fazem parte do hall de opções de recicláveis da maior cidade do estado. O foco principal desta ação é a preservação ambiental e geração de renda aos trabalhadores dos galpões.

Fique atento, educação ambiental começa dentro de casa. Mais informações, acesse o site da Ong Impacto Social: http://www.ongimpactosocial.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário