Gostou? Então vote!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como identificar e resolver problemas de aprendizagem nos filhos


Foto: Google Imagens

Enquanto seu filho está de férias na escola, é bom acompanhar como foi o desempenho dele no primeiro semestre. Principalmente se ele está no primeiro ano. Observações simples podem identificar se ele tem alguma dificuldade em aprendizagem. Existem maneiras simples de resolver esta questão e ajudar seu filho a absorver o conteúdo de maneira eficaz. Casos abaixo denotam dificuldade de aprendizagem:



  • Entender e realizar tarefas e instruções simples;
  • Relembrar o que alguém acabou de ensinar;
  • Ler, escrever ou efetuar cálculos básicos de matemática;
  • Emitir fonemas e sons de forma correta;
  • Ver e ouvir televisão, rádio em volume baixo;


Os problemas na aprendizagem afetam uma em cada dez crianças em idade escolar. São diagnosticados em crianças a partir dos 5 anos de idade e  afetam o rendimento escolar e as relações da criança com coleguinhas e outras pessoas que fazem parte da sua vida    (Figueiró, 2009).

Uma criança com problemas de aprendizagem pode ter um nível normal de inteligência e não apresentar nenhum problema físico. Pode até se esforçar para seguir instruções, concentrar-se, comportar-se bem em casa e na escola, mas apresenta dificuldade em captar, processar e dominar as tarefas e informações, e logo a desenvolvê-las (Figueiró,2009).

As causas que levam uma criança a apresentar este distúrbio podem ser decorrentes de problemas emocionais (baixa autoestima, perdas, lutos, conflitos familiares, entre outros), físicos (dificuldade visual, auditiva), cognitivo (problemas neurológicos) e até mesmo relacionado à própria escola (metodologia de ensino, relacionamento com professor).

Mas o importante é se você, o professor ou qualquer outro familiar, perceber que a criança apresenta sinais ou sintomas como os citados acima. A criança deve ser encaminhada a um especialista para que este faça o diagnóstico e os encaminhamentos necessários para tratamento do problema.

Geralmente o especialista responsável por este diagnóstico é o psicopedagogo que poderá realizar testes e solicitar avaliações a outros especialistas (neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social) para fechar o diagnóstico.

Você pode procurar ajuda na escola em que seu filho estuda, no Centro de Saúde próximo à sua residência ou nos Centros de Referências da Assistência Social - CRAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário