Gostou? Então vote!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Jornalista lança livro: "Como viver em São Paulo sem carro"


Foto: Google Imagens

Em tempos de economia automobilística aquecida, juros e crediários facilitados para a compra do automóvel, o "sonho de todo o brasileiro", chega às livrarias a mais nova publicação que vai bem no oposto desta realidade. O título: "Como viver em São Paulo sem carro" é bastante autoexplicativo, pois exemplifica as dicas com histórias práticas de 12 pessoas, incluindo famosos como o ex-jogador de futebol Raí, que desde 2008 largou o carro para locomover-se apenas de bike, metrô ou a pé. “Eu sou mais feliz desde que parei de guiar. Eu sou mais leve, não tenho de me preocupar onde parar o carro, não penso em multas. Na hora do congestionamento falo no celular e ouço música”, diz ele.


O autor é o jornalista Leão Serva, que com certeza também não locomove-se de carro pelas ruas engarrafadas da maior cidade da América Latina.

Outra entrevistada no livro é a escritora de novelas, Maria Adelaide Amaral, que inclusive dá dicas de como se inspira para criar seus textos: "Gosto muitíssimo de caminhar em cemitérios, especialmente o Araçá, onde colhi uma grande parte de material para o romance ‘Aos Meus Amigos’, e o da Consolação, onde costumo visitar os túmulos de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Monteiro Lobato”, conta.


Estas ideias precisam ser copiadas em Joinville também, uma vez que determinadas ruas é impossível de transitar, sobretudo em horários de pico. O transporte público não deve ser a única opção nestes casos. A melhor saída ainda é morar próximo do local de trabalho, assim curtos trajetos podem ser feitos de bicicleta ou até mesmo a pé. Além de contribuir com sua saúde, fará o meio ambiente menos poluído com os gases tóxicos emitidos pelos veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário