Gostou? Então vote!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Casas de três bairros de Joinville vão ganhar sistema de aquecimento solar

Famílias dos bairros Jardim Paraíso, Adhemar Garcia e Ulysses Guimarães vão ganhar 148 sistemas de aquecedores solares para uso no chuveiro, uma alternativa para reduzir o consumo em horário de pico e diminuir o valor da conta de luz. Os equipamentos estão sendo doados pela Celesc, por meio do Proceleficiente - Programa Celesc de Eficiência Energética. A concessionária também ficará responsável pela visitas técnicas às residências e instalação dos sistemas.

A Secretaria de Habitação de Joinville é parceira desta ação. Ficou responsável por indicar as regiões a serem contempladas e acompanhar o processo de visitas técnicas às residências e instalação dos equipamentos. As secretarias regionais envolvidas - Jardim Paraíso, Fátima, e Paranaguamirim - também vão acompanhar os trabalhos. Serão beneficiadas as 48 casas entregues em 2011 no Jardim Paraíso por meio do PAC Habitação, 50 casas no Conjunto Habitacional Adhemar Garcia e outras 50 casas no Loteamento Ulysses Guimarães.

Detalhes de como a ação vai acontecer foram discutidas na segunda-feira (13/2), durante reunião com o secretário de Habitação, Alsione Gomes, o diretor-executivo, José Teixeira Chaves, os secretários regionais do Fátima, José da Silva Inácio, e do Jardim Paraíso, Josival Silva de Oliveira, o vereador Jucélio Girardi e os representantes da empresa Negrello Aquecimento Solar, Harumi Matsubara e César Dal Magro.

A Negrello será a responsável por cadastrar e vistoriar tecnicamente as residências que poderão receber o sistema e instalar os equipamentos. Os funcionários estarão devidamente identificados. A empresa foi contratada pela Cetel, vencedora da licitação para a compra e instalação dos sistemas.
Os primeiros equipamentos começaram a ser instalados nesta terça-feira (14/2) em casas do bairro Jardim Paraíso. A instalação pode levar até cinco horas, dependendo da estrutura da casa. Oito pessoas trabalharão neste serviço, divididos em quatro equipes. Assim, poderão ser instalados de 8 a 10 sistemas por dia.

O equipamento é composto por reservatório térmico de 200 litros, registro misturador, placa coletora, materiais hidráulicos e elétricos e selo Procel/Inmetro de desempenho. O equipamento aquecerá apenas a água do chuveiro e não exige alteração no sistema hidráulico da residência. O sistema de aquecimento solar será acoplado na caixa da água e no chuveiro.

O sistema elétrico do chuveiro será mantido e poderá ser acionado a qualquer momento, já que o aquecimento por energia solar fica comprometido em dias chuvosos ou com baixa incidência de raios solares.

É obrigatório, para a instalação do sistema, estar com as contas de luz quitadas. A instalação dos equipamentos segue critérios técnicos, ou seja, se a residência suportará um reservatório de 200 litros.

O Programa Proceleficiente implementa ações que promovem redução da demanda de potência no horário de ponta (18h30 às 21h30) e do consumo de energia elétrica, e a doação de sistemas de aquecimento solar em comunidade de baixo poder aquisitivo é uma delas.

O uso do chuveiro elétrico (40 minutos/dia) representa, em média, 55% do valor da conta de luz. Com a instalação do aquecedor solar, o valor da conta diminuirá de 30% a 40%, explica Edemar Vieira Junior, coordenador da Secretaria de Habitação que está dando suporte à equipe que cadastrará e instalará os sistemas.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário