Gostou? Então vote!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Consumo excessivo de sucos industrializados e refrigerantes entre jovens preocupa especialistas

Foto: Google Imagens

Um recente estudo publicado na revista “BMC Public Health”, coordenado pelo professor de pediatria da USP, Rubens Feferbaum, mostra que sucos industrializados, sejam de caixinha ou em pó e refrigerantes já somam 15% das calorias ingeridas diariamente por crianças e jovens. Os dados apontam ainda que durante a faixa etária que compreende a infância e adolescência o consumo de bebidas açucaradas aumenta de 420ml para 780ml por dia. Já as bebidas lácteas diminuem de 510ml para 320ml.

Estes dados fazem acender o sinal vermelho para o consumo descontrolado de açúcar nesta faixa de idade, que pode representar muitos problemas de saúde na fase adulta. Um conselho dado por nutricionistas é não acostumar a criança a beber sucos industrializados, nem refrigerantes, muito menos matar a sede com estas bebidas. Para ter uma ideia, a quantidade diária de consumo de açúcar considerada ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 10%, incluindo os alimentos sólidos.

A pesquisa brasileira levou em conta a realidade de 831 crianças e adolescentes, entre 3 e 17 anos em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Dados como estes aproximam-se de números norte-americanos, onde as altas taxas de obesidade são conhecidas mundialmente.

Ainda de acordo com especialistas em nutrição, o consumo exagerado de açúcar aliado à falta de exercícios físicos levam à obesidade. Na infância este fator é potencializado, pois o corpo pode gerar resistência à insulina, causando ao diabetes tipo 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário