Gostou? Então vote!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ong Impacto Social troca experiências com prefeituras de Minas Gerais

Reunião com a prefeitura de Itaú de Minas:
intercâmbio de informações.
Foto: Leandro Schmitz
Na última semana a equipe da Ong Impacto Social visitou a prefeitura de algumas cidades do interior de Minas Gerais: Itaú de Minas, Jacuí e Fortaleza de Minas, todas localizadas na região sul do estado. Os municípios com forte economia agrícola e pecuária trabalham de maneira distinta quando o assunto é separação de resíduos sólidos. Por esta razão a Ong Impacto Social efetuou intercâmbio entre os municípios, tomando como base o Projeto Coleta de Embalagem Metalizada,  ação realizada com sucesso em Joinville há dois anos.

Desde o início dos trabalhos deste Projeto, feitos junto aos Galpões de Separadores de Recicláveis, mais de 6 toneladas de materiais metalizados foram separados e vendidos, gerando uma renda adicional de mais de R$15 mil às famílias que trabalham nestes galpões. Além, é claro, do compromisso ambiental, protegendo e ampliando o tempo de vida útil do aterro sanitário municipal.

A cidade de Itaú de Minas, com 14.945 habitantes (IBGE 2010), foi a que mais ficou interessada nas ações realizadas em Joinville. Com base na implantação da Coleta Seletiva, prevista para acontecer neste ano, a prefeitura de Itaú de Minas acredita que seja possível aplicar as mesmas regras, porém levando em consideração a educação da população. "Já fizemos campanha de conscientização por panfletos e carros de som, até distribuímos lixeiras adequadas para a separação, mas sem sucesso", conta o chefe de gabinete do município, Oberdan Faria. Outros projetos realizados em Joinville, como o Motivação Ambiental, que prevê justamente a educação efetiva por meio de dinâmicas e outras ações, também foi visto com bons olhos pela prefeitura mineira.

Para a presidente da Ong Impacto Social, Sandra Regina Sievert, o intercâmbio ambiental, realizado no sul de Minas Gerais, foi positivo: "Isso mostra que nosso trabalho está dando certo, pois as prefeituras de lá tiveram interesse em conhecer o trabalho que desenvolvemos aqui, somos o exemplo que será seguido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário