Gostou? Então vote!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

13 de Fevereiro: Dia Mundial do Rádio


Hoje comemora-se o Dia Mundial do Rádio, data que a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu para homenagear este importante veículo, que desde o século XIX encanta, informa, entretém milhares de pessoas em todo o mundo.

Muito acharam, na década de 50, que o rádio iria acabar. Pois nesta época surgia a TV. Os profissionais do rádio, com suas radionovelas, programas de auditório e grande infraestrutura, migraram para o novo veículo.  Era o fim aparente de uma era na comunicação à distância. Porém enganou-se quem pensou no seu fim. O rádio apenas reinventou-se, tratando de modernizar-se, surgindo novos programas, novos formatos e novas plataformas de transmissão, como por exemplo, o FM, na década de 70.

Pouco tempo depois, ainda no final da década de 70 e início dos anos 80, proliferou-se a internet. Esta fase foi um pouco tímida, mas já experimental o suficiente para provar aos pessimistas que seria mais uma ameaça ao rádio. Já na década de 90, em franca expansão, a internet provou que chegou apenas para complementar o rádio e não substituí-lo.

Hoje, de acordo com o site Tudo Rádio, existem mais de 9 mil emissoras no Brasil, incluindo as AM's, FM's, Educativas e Comunitárias. Cerca de 80% delas estão transmitindo regularmente suas programações pela internet, potencializando seu alcance.

A Ong Impacto Social, por acreditar nesta ferramenta, criou a Webrádio Interativa - veículo com transmissão exclusivamente pela internet - e com o objetivo de educar e entreter. A rádio está no ar desde julho de 2012 e prestes a completar 1 ano. Com programação 24h, a Webrádio Interativa traz diversas parcerias, como o "Som de Joinville", drops de bandas joinvilenses, que tocam durante a programação. Outra parceria importante é com a Agência Radioweb, trazendo informações do Brasil atualizadas durante o dia. Pensando nos objetivos educacionais, a Interativa também oferece durante o dia o "Minuto Sustentável", com dicas de proteção ambiental, gerenciamento de resíduos e sustentabilidade no dia a dia.

É possível participar da programação da rádio através do e-mail: interativa@webradiointerativa.com ou ainda pela Fan Page do Facebook: http://www.facebook.com/webradiointerativajoinville. Para escutá-la é possível acessar o site: www.webradiointerativa.com ou instalar no celular Iphone, Android, Windows Phone os aplicativos "TuneIn", ou "ShoutCast". Para os aparelhos celulares Nokia com o sistema Symbian é possível sintonizar diretamente no aplicativo do aparelho, procurando a rádio pelo nome.

Por isso que a Ong Impacto Social orgulha-se em fazer parte da comemoração do Dia Mundial do Rádio. Vem muito mais por aí, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário