Gostou? Então vote!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Corda reune galpões de recicladores e Fundema nesta 5ª feira


Foto: Leandro Schmitz

A tarde desta quinta-feira (28/02) foi reservada para uma reunião na sala da presidência da Fundema, com o presidente Aldo Borges, representantes de Galpões de Recicladores e Cooperativas de Reciclagem e entidades apoiadoras. O encontro foi promovido pela Corda (Comissão Rotariana em Defesa da Água), que tem trabalhado fortemente, nos últimos anos, para a regularização destes espaços, tão importantes para a Coleta Seletiva de Joinville.

A pauta da reunião era cobrar do órgão ambiental, a Fundema, os devidos trâmites para a regularização, uma vez que oficialmente todos os espaços destinados a estes Galpões são considerados irregulares. Há em parte a definição da LOT (Lei de Ordenamento Territorial), que prevê a divisão da cidade em áreas, incluindo espaços adequados para a realização destas atividades. Com a situação irregular, por exemplo, as mais de 50 famílias que trabalham nos Galpões não podem ser beneficiadas com investimentos, melhorias no ambiente de trabalho, que poderiam ser financiadas com verba federal, estadual e municipal. Porém a previsão de aprovação da LOT pelos vereadores, segundo a Fundema, é de aproximadamente dois anos.

De acordo com Aldo, presidente da Fundema, há algumas saídas provisórias que poderão ser sugeridas em uma reunião com a secretária da Assistência Social, Tânia Eberhardt, nesta 6ª feira. “Entendemos que estes trabalhadores prestam um grande serviço para a cidade e eles precisam de um local adequado para continuar exercendo suas atividades”, comenta. Há uma verba federal de R$1,5 milhão, destinada às melhorias destes Galpões, porém não será possível usá-la caso haja pendência com a regularização. Caso isso não ocorra em um curto e médio prazo a quantia terá de ser devolvida.

“Obviamente não queremos isto e tenho a certeza de que encontramos uma ótima solução enquanto a LOT não é aprovada. As coisas estão caminhando bem”, pontua o presidente da Corda, Luiz Rizental Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário