Gostou? Então vote!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Você sabe onde descartar os exames de Raio-x?

Foto: Google Imagens

Entre a lista de coisas que descartamos no dia a dia, uma quebra a cabeça até dos especialistas em coleta seletiva: em que lixeira vão, afinal, filmes de raio X, tomografias ou ressonância magnéticas não mais necessários? Um ponto de coleta disponibilizado em Joinville tenta resolver este problema desde a semana passada.

Único na cidade, funciona no Senac, no bairro Atiradores, das 7h30 às 19 horas. A resposta para a dúvida: em nenhuma lixeira comum ou seletiva. O material resultante de radiografias deve ser descartado somente em aterros industriais, pelo risco de conter componentes tóxicos.

— A ideia de oferecer o serviço surgiu durante uma limpeza mecânica realizada no laboratório de radiologia do Senac —, conta a professora de processamento de imagem Mairita Mandora dos Santos.

Um aluno questionou o destino que deveria ser dado a uma série de filmes radiográficos sem uso no laboratório. Além de oferecer o ponto de descarte, os alunos têm dado destino diferente aos filmes.

Em apenas um mês, os 28 estudantes da turma de radiologia usaram o material para confeccionar de bolsas a móbiles.

— Além de colaborar com o meio ambiente, as pessoas podem encontrar uma fonte de renda —, propõe Mairita.

A falta de lugar para descartar os filmes radiográficos é um problema. Entre os componentes do material, há prata — um metal pesado que não se decompõe no meio ambiente.

Outro é o acetato, que demora cerca de 150 anos para se decompor. Se descartado no meio ambiente, tem potencial de contaminar o solo e lençóis d’água subterrâneos.
Semanalmente, uma empresa de reciclagem de Curitiba recolherá os filmes no Senac de Joinville.

A empresa ficará responsável por separar a prata do acetato. O metal retirado será usado na fabricação de joias e de outros produtos. O plástico será entregue para doação.

Como colaborar

- O ponto de coleta fica no Senac da rua Visconde de Taunay, 730, Atiradores.

- Antes de fazer o descarte das chapas, é importante verificar com seu médico se o exame não é mais válido.

- O horário para entrega será das 7h30 às 19 horas, em dias úteis.

Fonte: A Notícia

Um comentário: