Gostou? Então vote!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sistema de aluguel de bikes poderá implantado em Jlle até o fim do ano

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Joinville pretende implantar até o fim deste ano sistema de bicicletas de aluguel. Um passo decisivo foi dado com a criação da comissão de implantação, por meio do decreto nº 19.666, de 9 de outubro, que será publicado nesta semana no Jornal do Município.

Pelo decreto, a comissão terá 30 dias para propor o modelo institucional para delegação ou autorização do serviço, realizar audiência pública para apresentar o projeto do sistema de bicicletas de aluguel, promover e avaliar teste operacional de sistema antes da chamada de propostas e, ainda neste prazo, promover a chamada de propostas por meio de edital. Depois disso, a comissão terá mais 30 dias para escolher a empresa que vai operar o sistema. A equipe também terá a função de acompanhar a implantação.

A Comissão reúne representantes da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran) e Secretaria de Administração. O grupo é coordenado pelo presidente do Ippuj, Vladimir Tavares Constante, e a primeira reunião está marcada para terça-feira da semana que vem, 23 de outubro.

Um anteprojeto de sistema de bicicletas de aluguel integrado ao transporte coletivo da cidade já foi elaborado pelo Ippuj, com base em pesquisas e estudos, entre eles a visita técnica, no ano passado, por uma comitiva de Joinville ao sistema em operação e já consolidado em Paris, na França, e em Barcelona, na Espanha.

O anteprojeto prevê, em sua primeira etapa, a implantação de 20 a 30 estações com 200 a 400 bicicletas na área central de Joinville. As estações serão locadas junto a pontos de interesse dessa região, como terminal central de ônibus, Hospital Municipal São José e shoppings Mueller e Cidade das Flores. “Outras áreas da cidade farão parte da expansão do sistema”, explica o presidente do Ippuj.

Representantes do instituto também se reuniram, neste ano, com a empresa de aluguel de bicicletas que operou experimentalmente durante o Festival de Dança e que atualmente opera nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, Sorocaba (SP) e Porto Alegre (RS). Outras duas empresas manifestaram interesse em operar em Joinville: uma opera o sistema em Barcelona e outra o sistema de aluguel na USP, em São Paulo.

Vladimir Constante explica ainda que a implantação do sistema mostra o esforço do município em promover o desenvolvimento sustentável, além do favorecimento dos modos não motorizados sobre os motorizados ser uma diretriz do Plano Diretor. Joinville também assinou compromissos com o programa Cidades Sustentáveis, que incentiva ações em prol da sustentabilidade.

O sistema de aluguel de bicicletas é famoso em Paris (França), está consolidado em Barcelona (Espanha), sistemas visitados pela Prefeitura em 2011, e se espalha pelo Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o sistema funciona há um ano e ultrapassou a marca de 1 milhão de usuários. Em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), o aluguel de bicicletas está em fase de ampliação. O sistema também foi implantado recentemente em Sorocaba e São Caetano, cidades do porte de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário