Gostou? Então vote!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dicas valiosas para fazer compra online de forma sustentável

Foto: Google Imagens

Muitas pessoas conseguem se controlar diante das boutiques nas ruas e físicas, mas não resistem aos descontos atrativos das lojas virtuais. Como na maior parte das vezes compensa, alguns exageram e vão além das compras necessárias.

O chamado e-commerce movimenta um mercado que tende a render cada vez mais. O sucesso das vendas online pode ser percebido pela instalação de uma filial da Amazon no Brasil, maior empresa americana de comércio eletrônico. De acordo com a Info, o faturamento no setor deve ultrapassar a marca de 22 bilhões de reais neste ano.

Para quem já está inserido neste mundo virtual, as dicas a seguir vão ajudar a fazer compras online mais conscientes:

- Acumule os itens que precisa comprar: Fazer um pedido por semana causa muito impacto ambiental. A cada entrega, aumenta a emissão de gases poluentes da transportadora. Faça uma lista de itens que deseja e só efetue a compra quando puder comprá-los todos de uma só vez.

- Evite a devolução do produto: Todas as empresas, mesmo as lojas físicas, passam pelo problema de não encontrar o cliente em casa. Essa situação faz com que aumente o número de viagens do caminhão de entrega. Para evitar essa situação, opte por colocar o endereço de entrega na casa de um parente ou amigo, onde sabe que terá alguém para receber ou, se possível, envie suas encomendas para seu local de trabalho.

- Evite imprimir comprovantes: Procure imprimir os documentos realmente necessários. Por precaução, muitas pessoas imprimem tudo o que veem pela frente, recibos de entrega, confirmações de pedidos, entre outros arquivos que provavelmente não terão serventia alguma. Deixe os documentos online, e, para sua segurança, faça backup de seu e-mail e de seus arquivos do computador.

- Compre menos: Livrarias, loja de eletrodomésticos, eletrônicos. Tudo na internet parece sair “mais em conta” e, na maioria das vezes, é mesmo. Mas isso não é motivo para comprar descontroladamente. Resista às promoções, aos descontos, ao compre um, leve dois, três, enfim, evite o consumismo.

Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário