Gostou? Então vote!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dentistas farão exames de prevenção ao câncer bucal nesta 5ª feira em Joinville

Foto: Google Imagens

O câncer bucal ocupa o terceiro lugar entre os tipos de câncer maligno mais comuns entre os homens e o sétimo entre as mulheres. Por isso, nesta quinta-feira (25/10), data comemorativa do Dia do Cirurgião-Dentista, todas as unidades de saúde de Joinville com atendimento odontológico vão fazer a terceira Campanha de Prevenção contra o Câncer de Boca.

Segundo os responsáveis pelo Programa Saúde Bucal de Joinville, os cirurgiões-dentistas Allan Abuabara e Christine Boehm da Costa, o público prioritário a ser examinado serão os fumantes de cigarro e de cachimbo, adultos com idade superior a 40 anos e pessoas que consumam frequentemente bebidas alcoólicas, justamente por serem as mais propensas a desenvolverem a doença.

A doença tem como principal sintoma o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam. Feridas indolores que podem sangrar ou não, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas e áreas endurecidas também são outros sintomas que ajudam o diagnóstico. “Os sinais de câncer de boca em estágio avançado englobam a dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfonodo (íngua) endurecido e fixo no pescoço”, complementa Christine.

A prevenção e a detecção precoce são os principais objetivos da campanha para reduzir a taxa de mortalidade pela doença e melhorar a qualidade de vida, evitando tratamentos radicais. Na primeira Campanha de Prevenção contra o Câncer de Boca, realizada em 25 de outubro do ano passado, foram examinadas cerca de 200 pessoas. Já no dia 3 de abril deste ano, quando aconteceu a segunda campanha, mais de 450 pessoas procuraram o exame gratuito nas unidades de saúde.

Também nesta quinta-feira, a Univille realizará exames nos idosos do Ancionato Bethesda, e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) vai atuar na divulgação para a população. O objetivo comum é conscientizar a população sobre o câncer de boca, orientar quanto aos fatores de risco, como realizar o autoexame e encaminhar para tratamentos os casos suspeitos. Para fazer o exame, basta se dirigir a unidade de saúde no horário de atendimento do dentista, sem necessidade de agendamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário