A campanha Coleta de Embalagens Metalizadas, idealizada pela Ong Impacto Social, já está no segundo mês de atividades. No primeiro, em junho, foram contabilizados 300kg de material que deixou de ir para o aterro sanitário. No segundo, em julho, o número coletado passou para 400kg, comprovando que estes dados tendem a crescer, conforme a adesão de mais associações de catadores. "O que queremos não é o lucro com a venda destas embalagens e sim o destino correto delas", afirma a presidente da Ong, Sandra Regina Sievert.
Com o apoio da Terracycle, empresa de São Paulo especializada na reciclagem de embalagens de diversas marcas (Pepsico, Nestle, etc), este tipo de material está tendo um destino correto. Em todo o Brasil, são mais de 200 mil unidades coletoras. A cada embalagem metalizada recolhida, a associação ganha R$0,02. Logo no primeiro mês, a Ong Impacto Social liderou em quantidade, surpreendendo a equipe da Terracycle.
A partir de agora, com o auxílio do Rotary Clube Leste e as associações de catadores de Joinville, a Ong vai enviar todo este material por tipo (sucos em pó, salgadinhos, bolachas, etc), pois esta medida faz parte das regras de reciclagem da Terracycle. Toda a renda obtida com o recolhimento destas embalagens será inteiramente revertida para as próprias associações, consolidando o tipo de material que mais rende financeiramente.
A coleta seletiva, praticada em Joinville, destinava até então todas as embalagens metalizadas para o aterro sanitário. Os catadores não conseguiam vender porque na região não existe uma empresa usando este lixo como negócio.
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