Gostou? Então vote!

domingo, 28 de agosto de 2011

Descoberto rio subterrâneo abaixo do Rio Amazonas

Esta informação colocamos durante a semana nas nossas redes sociais e agora detalhamos por este blog também.

Foto: Google Imagens
Cientistas confirmaram nesta semana a descoberta de um rio com 4 km de profundidade, que corre abaixo do Rio Amazonas, o segundo mais extenso do mundo. Batizado de "Hamza", em homenagem a um dos pesquisadores envolvidos, o rio foi descoberto graças a uma pesquisa realizada na região pela Petrobrás, que estava em busca de petróleo nas décadas de 1970 e 1980.
O Hamza possui 6 km de extensão e, por estar abaixo da terra, corre muito mais lento que os rios que usam o leito superior. A diferença são os poros e sedimentos subterrâneos, que fazem com que a água corra cerca de 1 metro por ano. A vazão deste rio é de 3 mil m³ de água por segundo. Para ter uma ideia comparativa, o rio Amazonas tem 133 mil m³ de vazão por segundo. Mas ainda sim, o volume de água encontrado é maior que o Rio São Francisco, que corta o estado de Minas Gerais e o Nordeste do país, beneficiando mais de 13 milhões de pessoas.
Estas informações confirmam a América do Sul como a de maior reserva aquífera do mundo. Sendo assim, nossa responsabilidade de preservação ambiental é maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário