Gostou? Então vote!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CEI de Joinville é destaque no Prêmio Gestão Escolar 2010

CEI Raio de Sol, no bairro Vila Nova, se classificou para a segunda etapa, concorrendo em nível estadual. A terceira e última etapa é nacional.


Canteiro em forma de quebra cabeça.
Foto: Google Imagens
Quando Marlene Terezinha Malchitzky assumiu a direção do Centro de Educação Infantil, em 2004, diversas mudanças estavam em mente. A prática começou logo em seguida, tirando as crianças de três a cinco anos da sala de aula para a parte externa do CEI, que atende 320 alunos. Hoje, a unidade conta com cinco espaços exclusivos, construídos com o apoio de empresas e da comunidade, merecendo o destaque no Prêmio Gestão Escolar 2010. “Aqui nada é feito sem a opinião dos pais e professores. Até mesmo as crianças foram ouvidas e ajudaram a construir tudo isso”, conta Marlene.

Espaços ociosos transformaram-se em locais de incentivo à criatividade e o lúdico das crianças, e onde antes havia somente brita e um parquinho, agora há local de música, brincadeira e até cultivo de plantas. O custo para colocar todas as ideias em prática passou de R$20mil, mas graças ao apoio de empresas e da comunidade, os projetos viraram realidade. Para a atual gestão, o principal objetivo destas mudanças é dar opções diferentes de educação ao aluno, além da sala de aula: “É aqui fora que eles aprendem a interagir com a natureza, respeitando o meio ambiente, também reforçam a criatividade fazendo pinturas em locais específicos nas paredes e até fazem música no nosso Canto da Música”, argumenta.

O plano pedagógico anual é apresentado no começo de cada ano, sofrendo avaliação parcial depois de seis meses e a final em dezembro. Os pais são aliados, sempre presentes nas atividades da Associação de Pais e Professores e durante as reuniões mensais. A dona de casa Maria de Fátima Araújo, mãe do pequeno Pedro Erik, de 5 anos, é uma das presenças constantes. O filho estuda no CEI há dois anos e, desde que entrou, a postura dele tem mudado para melhor: “Ele tinha dificuldade de interação com as outras crianças, era mais fechadinho. Agora ele chora quando tem férias escolares. Ele adora estudar aqui”, conta ela.

Mesmo com chuva, como no dia em que esta reportagem foi feita, a maior parte das brincadeiras é feita no pátio, usando ferramentas educativas e lúdicas. Para quem quer saber mais sobre as atividades do CEI Raio de Sol, que chega a ter uma lista de espera de até 30 crianças, em média, pode acessar o blog, atualizado toda semana pela equipe da unidade. O endereço é www.ceimradiodesol1.blogspot.com.

Espaços do CEI Raio de Sol

- Canto dos Pássaros: abrigo de diversas aves, que chegam para comer os alimentos oferecidos pelo menos uma vez por semana. Em dias de chuva, a crianças podem observar a diversidade de pássaros das janelas das salas de aula;

- Jardim de Monet: espaço criado com grama, ponte de madeira e um lago artificial com peixes (Carpas). Os animais são dóceis e interagem com as crianças. Ao redor foram colocadas lajotas personalizadas com pedrinhas coloridas, conchas e marcas de pés e mãos das crianças. É geralmente usado para leitura e interatividade com a natureza;

- Canto da Música: espaço criado com o apoio de uma empresa, onde foram confeccionados instrumentos musicais com canos de PVC. Ali as crianças fazem seu próprio ritmo musical e interagem uns com os outros;

- Parque Criativo: o espaço onde havia apenas um parquinho simples, foi transformado em uma área de lazer criativa. As opções de brinquedos foram sugeridas pelos próprios alunos e inclui pintura na parede, usando giz e canetinha em espaços exclusivos;

- Mini Camping: espaço criado para o cultivo de plantas. Os canteiros foram feitos em formato de sol e a equipe utilizou um material chamado “corpo de prova”, usado na construção civil para testar a qualidade do cimento. Ao invés de jogar estas peças no meio ambiente, o CEI usou para fazer este canteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário