Gostou? Então vote!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Designers criam carteira feita de jornais e plásticos

Os irmãos, Mike e Dave Radparvar, apaixonados por sustentabilidade fundaram em 2009 a Holstee, uma organização com enfoque social. O sonho dos dois americanos de Nova York era aliar o estilo de vida que eles levavam ao cuidado com o meio ambiente dentro de um design inovador.
No verão de 2010, a organização lançou uma nova área no site, Curadoria x Holstee. Seguindo o mantra "Curadoria com consciência" a equipe procurou por uns dos mais bonitos e inovadores desenhos sustentáveis ​​e compartilhou-os com a comunidade. 
Ao longo do primeiro ano de atividade, a equipe produziu meia dúzia de novos produtos, incluindo a carteira reciclada feita de jornais e sacos plásticos recolhidos das ruas da Índia. A ideia surgiu quando os irmãos pensaram em comprar uma nova carteira e não conseguiram encontrar o que estavam procurando, então resolveram criar uma a seu próprio estilo. Eles tinham que criar um estilo de vida para si que refletisse seus manifestos. Os projetos criado por eles e seus colaboradores visam inspirar outras pessoas a seguirem seus sonhos.
As carteiras são feitas principalmente de sacos plásticos reciclados e jornais recolhidos das ruas de Nova Delhi. Como os jornais são diferentes uns dos outros por causa de seus anúncios coloridos, cartoons, manchetes e classificados, cada carteira tem um padrão próprio, o que significa que não existem duas carteiras iguais.
Eles têm parcerias com entidades sem fins lucrativos na Índia e trabalham com a gestão familiar ajudando os “catadores de trapos”, assim referidos, proporcionando salário justo, emprego e subsidiando saúde e educação aos trabalhadores e suas famílias; além de ajudar a reduzir o desperdício em Delhi. Os trabalhadores recolhem, separam e limpam o que antes era lixo e transformam-no na “carteira do sonho” como chamada pelos idealizadores do projeto.
No entanto, o design é minimalista, e ainda oferece espaço suficiente e bolsos para suas necessidades essenciais, tais como dinheiro, cartões de crédito e ainda uma “janelinha” para colocar sua identidade ou passe de metrô. A embalagem é feita de (pelo menos) 90% de material reciclado. 
Cada carteira vem em três cores diferentes: cinzenta, roxa e azul. Estão à venda no site e custa 25 dólares cada. 
Se não fosse pela ajuda e dedicação dos contribuintes criativos da Holstee, eles não existiriam hoje e não conseguiriam expandir a visão para a criação de um planeta melhor através de um design bonito.


fonte: Ciclo Vivo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário