Gostou? Então vote!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Palestras interdisciplinares estão autorizadas pelo município

Durante uma reunião nesta quarta-feira, entre técnicos da Secretaria Municipal da Educação e a equipe técnica da Ong Impacto Social, ficou acertado que as palestras interdisciplinares, que serão ministradas pela Ong, estão autorizadas em algumas escolas municipais.
O trabalho deve começar ainda neste semestre, com os alunos da escola Saul Santana de Oliveira Dias, no bairro João Costa. Já a partir do ano que vem, as palestras devem ser inseridas na agenda curricular das escolas municipais de Joinville. A preocupação da Secretaria é com o calendário curricular de 2011, que está um pouco apertado por causa da greve dos servidores, ocorrida no semestre passado, atrasando as atividades escolares.
As palestras serão ministradas pela diretora de projetos sociais da Ong, Janete Schmitz. Terão a duração de aproximadamente 30 minutos e vão abordar temas como:
  • Educação Ambiental;
  • Bullying;
  • Combate à Dengue;
  • Educação no Trânsito;
  • Educação para reciclagem, descarte correto de lixo e consumo consicente.
Algumas modificações foram sugeridas, como transformar a lixeira em algo atrativo para os alunos e também o uso correto do lixo orgânico nas hortas escolares. "É preciso enterrar o lixo orgânico, como cascas de frutas, e não deixá-los por cima, senão atrai ratos e moscas", afirma a bióloga Marlize Martinelli Schroeder.
A Ong montou este modelo de palestra a pedido de algumas escolas, que nos procuraram para realizar este tipo de atividade junto aos alunos. Esta ação tem o apoio do Laboratório Werner.


Ong Impacto Social convidada a participar do COMDEMA


Aproveitando o momento da reunião, e conhecendo melhor nossos objetivos, a equipe técnica da Secretaria da Educação convidou a equipe da Ong a fazer parte do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema). Uma nova eleição de entidades participantes será feita em 2012 e, a partir de 2013, a Impacto Social poderá fazer parte deste importante Conselho, discutindo questões ambientais da maior cidade do estado.
Além do Comdema, existe a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), criada em 2008 pelo Decreto Municipal nº 14.975, de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA). Entretanto, o CIEA está parado, sem atividades. De acordo com a Secretaria de Educação, a Comissão iniciou as atividades com 30 entidades participantes, mas por questões adversas, não foi dada continuidade aos trabalhos. O Decreto diz ainda que os responsáveis pela ativação e  manutenção do CIEA são a própria Secretaria, juntamente com a Fundema.


Um comentário: