Gostou? Então vote!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Maus tratos aos animais: um desafio à educação

Foto: Google Imagens
Não é de hoje que existem casos de maus tratos aos animais. Nos últimos tempos, devido à velocidade das informações e também por conta da criminalização ao mau trato de animal, têm se tornado frequente a notícia de que algum animal foi maltratado.

Ontem mais um caso se repetiu: uma associação de recicladores de Jaraguá do Sul foi surpreendida com miados de filhotes de gatos em meio aos entulhos de lixo e recicláveis, trazidos pela Coleta Seletiva. Mesmo com a procura insistente dos trabalhadores do local não foi possível localizar os animais, que depois de um certo tempo pararam de miar. Agora apenas resta encontrar os animais mortos assim que o material todo for separado.

Casos como este evidenciam o despreparo e a falta de conscientização por parte da população com relação aos animais. Historicamente os bichanos, sejam eles de estimação ou não, são considerados inferiores e recebem os piores tratamentos, salvo exceções. É comum ver cachorros soltos nas ruas, podendo a qualquer momento cruzar com outros, gerando filhotes. Como consequência disso, mais animais são abandonados pelas cidades. Sem citar o risco de atropelamentos, envenenamentos, etc.

Incentivada nos últimos anos, mas ainda pouco procurada, está a castração. Veterinários cobram, em média, R$90 para efetuar o procedimento. Alguns profissionais fazem um abatimento do valor caso a pessoa comprove a carência financeira. Algumas cidades, como é o caso de Joinville, mantém um Centro de Zoonoses ou Clínica Pública Veterinária. O animal encontrado na rua é recolhido, castrado e encaminhado à adoção. Em muitos casos, doenças são tratadas para só depois ser liberado para alguma família. No passo final, que é a adoção, a família assina um Termo de Responsabilidade, o bicho recebe um chip de identificação e aí sim, estará pronto para ser adotado.

É preciso ter mais finais felizes a estas criaturas que não têm culpa por nascerem. A natureza faz a parte dela, mas nós, seres humanos, precisamos cuidar daquilo que temos. Se seu cão ou gato deu cria, não jogue os filhotes numa lata de lixo ou na rua. Ao invés disto, procure famílias que queiram adotá-los, pois sempre haverá alguém interessado. Se você não tem condições financeiras de criar filhotes e ficar com todos eles, cuide de seu animal de estimação para que ele não dê mais cria: procure castração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário