Gostou? Então vote!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ong quer incluir mais um material ao Projeto Coleta de Metalizados

Foto: Google Imagens
O Projeto Coleta de Embalagens Metalizadas, sucesso em Joinville há cinco meses, com mais de duas toneladas de material recolhido, agora deve incluir mais um objeto: os frascos de protetor solar. Mas para efetivar sua inclusão, é preciso fazer um teste. De acordo com a presidente da Ong Impacto Social, Sandra Regina Sievert, as Associações de Separadores de Lixo de Joinville precisam confirmar uma quantidade razoável de frascos para valer a pena a venda: "Eles vão começar a separar agora, já que com a chegada do verão este tipo de produto tende a ser mais usado e descartado".
Sendo assim, a Ong lança o desafio: jogar o frasco usado de protetor solar para a coleta seletiva da cidade. A empresa responsável pela coleta, a Ambiental, deve encaminhar todo este material às Associações parceiras (Cooperanti, Recipar e Assecrejo I e II) para que possam separar e enviar para a Terracycle, em São Paulo, que já recolhe os produtos metalizados.
Se houver uma quantidade razoável e constante de frascos separados, estes serão incluídos ao Projeto e igualmente enviados para a Terracycle, que paga por unidade enviada. A renda, como sempre, é revertida às Associações citadas acima.
Mesmo que o protetor solar acabe quando estiver na praia, a recomendação é guardar para fazer o descarte em Joinville, cidade onde a coleta seletiva da Ambiental trabalha.

O Projeto


Nos primeiros dois meses de projeto, as Associações juntaram cerca de 600kg de embalagens, que foram separadas em sacos menores, uma exigência dos Correios. O selo de envio até São Paulo é bancado pela Terracycle. Segundo a presidente da Ong, o objetivo da Campanha Coleta de Embalagens Metalizadas é evitar que mais materiais sejam descartados no aterro sanitário, que está com pouco tempo de vida útil. Dessa forma, qualquer atitude que vise a reciclagem e o destino alternativo do lixo, é visto com bons olhos. Do contrário, todo o lixo da maior cidade do estado será levado para outra cidade, encarecendo o processo e, consequentemente, a tarifa à população.
No próximo dia 9 de dezembro, às 18h, na Sociedade Alvorada, acontecerá o primeiro repasse da verba obtida com a venda destes metalizados. O valor já ultrapassou R$ 4mil e será bem vindo às Associações parceiras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário