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sábado, 12 de novembro de 2011

A experiência de voar no ATR 72-600 da Azul


Foto: Eberson Teodoro
Depois de um ano operando em Joinville, a Azul investe mais uma vez na cidade, adquirindo 40 aeronaves modelo ATR 72-600, considerado o turboélice mais moderno do mercado. E a Azul é a única empresa aérea a trazer este avião para a América do Sul. O investimento foi de U$$850 milhões e Joinville é uma das cidades onde a Azul opera, com destino a Campinas (SP).
Para comemorar a aquisição, a empresa criou uma ação de marketing, convidando a imprensa, autoridades e agentes de viagens a fazer um vôo panorâmico no entorno das cidades onde possui rota fixa. Joinville foi a última, uma vez que a aeronave em questão começará a transportar oficialmente os passageiros a partir do dia 15.
Em terra, a equipe super atenciosa nos dando detalhes de como seria o passeio, como foi a aquisição dos aviões e como estes eram por dentro. Parados próximos à pista, observamos a chegada dele. Para quem estava acostumado com viagens de avião a jato, esta para mim seria a primeira vez que viajaria em um turboélice, ainda mais tendo a honra de ser um dos primeiros a voar no que existe de mais moderno do gênero. Ao entrar, observei a diferença dos demais aviões que já entrei: poltronas com design arrojado, mais finas e totalmente em couro, espaço diferenciado para revistas, luzes individuais coloridas (inclusive no tom azul), teto rebaixado, desenhos de avisos luminosos mais modernos, além é claro, daquele mesmo cheirinho de novo, de quando entramos em carros zero km.
Todos devidamente sentados e com seus cintos de segurança afivelados, era hora de o novo "brinquedinho" voar pela primeira vez de Joinville, com 70 pessoas a bordo. A tripulação estava bastante à vontade, brincando com os passageiros, muitas vezes quebrando protocolo de procedimentos técnicos, por simplesmente não estarem em um vôo comum. Na decolagem tivemos o pequeno desconforto com relação ao barulho, pois bem ao lado de nossa janela ficava uma das hélices, que para fazer o avião subir contava com o apoio de pequenos jatos de ar, abaixo de cada uma delas.
Observar Joinville lá de cima logo nos primeiros minutos foi maravilhoso. Lembro-me da primeira vez que fiz isto, em 2008. Nossa cidade é linda e com grande potencial turístico. A aeronave partiria em direção a Porto Belo, passando pelo litoral. Cerca de cinco minutos depois, já observávamos Barra Velha e a Havan com sua estátua mais alta da rede. Passamos por Itajaí, Balneário Camboriú e Porto Belo, momento em que o comandante deu uma volta sobre o mar, rumando para a maior cidade de SC.
Logo em seguida foi dado início ao serviço de bordo, com as atenciosas e sorridentes aeromoças. Quem estava do lado direito do avião, agora via apenas a linha do horizonte, lá de cima, enquanto os da parte esquerda observavam as cidades litorâneas à distância. Chegando próximo a Joinville, uma das aeromoças pediu que todos fechassem por um instante as persianas para uma rápida demonstração de iluminação interna, como se estivéssemos em um vôo noturno. Usando de bom humor e um singelo corporativismo, ela foi causando diversas sensações com luzes diretas, indiretas e coloridas. Em um certo momento, com todas as luzes apagadas ela disse: “Gente, pena que o Dj não veio né?”. Todos riram.
O avião deu algumas voltas em torno do aeroporto Lauro Carneiro de Loyola até descer. Antes, fomos informados de que a aeronave passaria por um ritual que todas passam quando operam pela primeira vez: o batismo de água. Assistiríamos tudo de dentro. Foi um pouso tranquilo, sem os barulhos e desconfortos comuns de um avião a jato.
Próximo ao local onde o ATR 72-600 estacionaria, estavam alinhados dois caminhões dos bombeiros da Infraero. Estavam jorrando potentes jatos de água, o suficiente para formar um arco, fazendo com que a água caísse sobre a aeronave.
Quando o avião parou totalmente, aplausos foram dados. Muitos em seguida saíram satisfeitos e com sorrisos nos rostos. Outros, como eu, ficaram para tirar uma última fotografia ali dentro: na cabine de comando. Como podem observar em uma destas fotos, até que levo jeito para a coisa. Se não fosse jornalista, talvez seria piloto de avião.
Agora, a partir desta segunda-feira, a Azul, dona da maior frota de ATR 72-600 da América do Sul, vai operar nos mesmos horários, às 6h20, 10h23 e 19h50 com direção a Campinas. E de lá para cá, às 8h23, 17h55 e às 21h24. A diferença vai ser a aeronave e os preços, porque a empresa também prometeu tarifas competitivas. Mas informações no site: www.voeazul.com.br

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