Gostou? Então vote!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

16 de Novembro - Dia do Não Fumar

Foto: Google Imagens
Você sabia que esta quarta-feira, 16 de novembro, é o Dia do Não Fumar? De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, hoje é o dia em que os viciados em nicotina devem combater o vício e deixá-lo. Qualquer medida é válida.
Estima-se que 25 milhões de brasileiros sejam dependentes de cigarro, sem contar outros tipos de fumos, como a maconha. Em muitas cidades existem políticas inibidoras, como não fumar em ambientes fechados (casas noturnas, restaurantes, etc) e de grande circulação de pessoas (terminais urbanos, shoppings, etc). São Paulo foi uma das primeiras a adotar esta medida, causando muita polêmica. Joinville começou a adotar esta lei no início deste ano. Mesmo assim, ainda é possível ver gente fumando em terminais urbanos, pontos de ônibus e em locais de grande circulação, o que é contra a lei. Caso haja alguém desrespeitando-a, entre em contato com o número 156.
Mas o dia de hoje não é apenas para lembrar que existem leis proibindo o uso do cigarro próximo de quem não fuma. O que vale é a consciência de como este vício é prejudicial à saúde, sobretudo de quem inala a fumaça, os chamados "fumantes passivos". Uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde aponta que só no Brasil, a cada hora morrem cerca de 10 pessoas por conta de doenças relacionadas ao cigarro.
O tabagismo é considerado doença e como tal exige tratamento. Existem boas práticas e o SUS oferece adesivos que fornecem ao organismo a sensação que o cigarro oferece, só que sem a nicotina.
A Ong Impacto Social também tem uma alternativa para quem deseja parar de fumar. Por meio do Projeto Deixe de Fumar, voltado às empresas, o cidadão pode ter o tratamento completo. Se você, empresário ou comerciante, deseja saber mais sobre este projeto, entre em contato conosco e faça a diferença neste dia e em todos os outros.
Dia de Não Fumar, faça você sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário