Gostou? Então vote!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Condomínio de Joinville faz sua parte na economia de água

Reportagem publicada no A Notícia (5/07/2011) - Matéria de Gisele Krama

Adesivo distribuído pela Ong no Dia Mundial da Água (mar/2011)
Economizar água tem se tornado uma necessidade, seja por causa da escassez ou pelo dinheiro que é gasto ao pagar a conta. O alto consumo tem mexido com a consciência e o bolso das pessoas e, por isso, reduzi-lo se tornou uma palavra de ordem. Mesmo com pequenas iniciativas e trabalhos quase solitários, alguns condomínios da cidade apostaram na conscientização para evitar desperdícios e garantir faturas mais baixas mês a mês.

Na rua Inambu, o Residencial Costa e Silva chama a atenção pela quantidade de blocos. Com 128 apartamentos, fica difícil engajar todos os moradores em torno de uma causa. Mas é isso o que tem feito o síndico Valter Xavier Domingues, 48 anos. Com medidas pequenas, como cortar a lavação de carros no condomínio e transformar a limpeza de calçadas usando somente pano e balde, em vez de mangueiras. O resultado já se tornou aparente para ele. Em um mês, a economia chegou a R$ 731.

Mas o valor pode ser ainda maior, já que, por enquanto, há obras no prédio, consumindo mais água do que o normal. “Essa redução dos valores é uma arma que vou usar para conscientizar as pessoas”, conta Valter.

Até dentro de casa o síndico não descuida dos gastos. A regra, para toda a família, é banhos mais curtos, escovar os dentes e fazer a barba com a torneira fechada. Essas são algumas das dicas pequenas que podem surtir grandes efeitos quando o assunto é economizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário