Gostou? Então vote!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Campanha dos Metalizados começa nos terminais urbanos de Joinville

Foto: Leandro Schmitz
O projeto da Ong Impacto Social, chamado Coleta de Embalagens Metalizadas, está a todo vapor em Joinville. A partir desta semana, dez terminais de ônibus urbano vão receber cartazes de divulgação e conscientização. O material (arte ao lado) foi feito em parceria com o Laboratório Werner e ensina como descartar corretamente as embalagens metalizadas (bolachas, salgadinhos, wafer, bombom, etc).
Inicialmente, o projeto seria tocado somente pela Ong, responsável pelas caixas de coleta espalhadas por diversos pontos da cidade. Porém durante a ação, foi observado que era muito material para uma equipe de trabalho reduzida. Por isso, a Ong Impacto Social fechou parceria com três associações de reciclagem, a Recipar, Cooperante e Assecrejo.
Onde antes haveria caixas específicas para coletar todas as embalagens a serem levadas às associações, agora estas mesmas embalagens podem ser descartadas nas lixeiras para plástico (identificadas pela cor vermelha). Este material será recolhido pela Coleta Seletiva, de responsabilidade da Ambiental, que encaminhará às associações. Em seguida, as embalagens já pesadas e separadas do plástico comum, serão enviadas para São Paulo, onde uma empresa chamada Recycle fará a reciclagem.
O projeto Coleta de Embalagens Metalizadas é inédito em Joinville. A Ong Impacto Social quis colocar essa ideia em prática porque até então todas estas embalagens eram descartadas no aterro sanitário da cidade. Além de aumentar o volume de lixo que é depositado na natureza, essa antiga prática desperdiçava a chance de reaproveitamento.
Ainda não temos dados certos da quantidade de embalagens metalizadas descartadas, mas a foto acima, tirada em uma das associações parceiras, mostra a quantidade de um bairro recolhida em apenas três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário