Gostou? Então vote!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Saiba como prevenir doenças respiratórias no inverno

Antioxidantes. Foto: Terra
Nesta época do ano, quando as temperaturas caem e mais pessoas ficam juntas num mesmo ambiente, é comum a proliferação de doenças respiratórias, sobretudo em crianças. O cuidado com elas deve ser redobrado. Segundo médicos, cobertores guardados há muito tempo devem ser lavados com frequência e colocados no sol. Assim os ácaros morrem e a poeira some. Esta simples medida ajuda os alérgicos por rinite ou bronquite.
Evitar ambientes fechados é também uma boa opção. No frio é tentador fechar as janelas para evitar que o ar frio entre, principalmente quando está chovendo. Porém esta atitude não é recomendada. Em ônibus coletivos, recomeda-se, ao menos, uma pequena abertura em cada janela para que o ar circule.
Lavar sempre as mãos após assoar o nariz, após ir ao banheiro, após tocar em locais onde várias pessoas também tocaram. Exemplo: locais públicos. Tomar muita água também ajuda a manter o corpo em equilíbrio e hidratado.
Procure estar sempre bem agasalhado, não deixando pés e mãos expostos e gelados. Esta medida, de acordo com especialistas, evita que abram-se janelas para infecção.
No dia a dia procure ingerir alimentos ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão, tomate, etc), carboidratos (sucrilhos, mel, frutas, aveia, arroz, feijão, milho, farinhas, leite, etc) e antioxidantes (alguns citados acima, beterraba, goiaba, soja, repolho, abacaxi, cenoura, etc).
Por fim, faça exercícios regularmente, como caminhada. Para quem é cardíaco, recomenda-se uma consulta ao médico para descobrir o melhor exercício, neste caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário