Gostou? Então vote!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Prefeito de Joinville recebe equipe da Ong Impacto Social

Foto: Rejane Gambin
Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito da maior cidade de SC, Carlito Merss, recebeu a equipe da Ong Impacto Social em seu gabinete. O encontro também foi acompanhado pela Secretária da Assistência Social, Rosemeri Costa e pela gerência da Secretaria da Educação. Na pauta estava a apresentação dos projetos e campanhas da Ong, entre elas a Campanha Coleta de Embalagens Metalizadas, o Projeto de Captação de Remédios Vencidos e o Projeto Centro Comunitário de Apoio Social e Educacional (CCASE).
Carlito elogiou a proposta da campanha de coleta de embalagens metalizadas (salgadinhos, bolachas, etc), e confessou que não sabia que este material ia parar no aterro sanitário. A coleta seletiva recolhe, mas depois repassa ao aterro, porque não existe na cidade um sistema de reciclagem destas embalagens. Como a Ong fechou parceria com algumas associações de catadores, todo este material vai ser separado (com a ajuda da comunidade) e enviado para uma empresa parceira de São Paulo, que reaproveitará tudo.
A respeito do Projeto Centro Comunitário, Carlito lembrou que a Ong precisa ter o título de Utilidade Pública Municipal para receber apoio da prefeitura. Este título é conferido às entidades que realizam seus serviços por pelo menos um ano.
Entretanto, a Secretaria da Assistência Social propôs à Ong utilizar, por enquanto, um convênio feito com a Igreja Batista, no bairro Comasa. Trata-se de um espaço onde são ministradas oficinas e outras ações, servindo como apoio gratuito à comunidade.
A Ong também foi convidada a participar ativamente do projeto "Água e Óleo não se Misturam", ajudando a conscientizar a população para guardar o óleo de cozinha em garrafas PET, ao invés de jogar pelo ralo, causando impacto ambiental negativo. Este óleo guardado deve ser encaminhado aos postos de coleta específicos.
A Impacto Social também foi convidada a participar de mais duas ações da prefeitura: a primeira é a coleta de lixo à beira do rio que passa próximo ao futuro Parque da Cidade (próx. à Arena). Esta ação será feita nas próximas semanas, junto com alunos do Ensino Municipal. A segunda atividade é o projeto Força Voluntária (http://www.forcavoluntaria.org.br/). A intenção é trabalhar junto com entidades como Defesa Civil, afim de conscientizar a população e evitar problemas maiores durante as épocas de chuva considerável. "Precisamos evitar que o problema aconteça, não só tratá-lo quando ele já aconteceu", explica a secretária Rosemeri.
Para a presidente da Ong Impacto Social, Sandra Regina, a reunião foi positiva: "O importante é que agora vamos trabalhar mais ativamente com as ações da prefeitura, mostrando serviço e desmistificando aquela ideia de que toda Ong é igual. Esse é nosso objetivo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário