Gostou? Então vote!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Estudantes norte americanos criam carro movido às redes sociais

Modelo de carro usado.
Divulgação
MindDrive, um carro elétrico abastecido com as atividades dos usuários das redes sociais do mundo inteiro. Assim, o veículo usou as interações no Twitter, no Facebook e no Instagram para realizar uma viagem pelo território norte-americano, saindo do Kansas até chegar a Washington DC.

O modelo elétrico foi construído a partir de um Volkswagen Karmann Ghia 1967, automóvel clássico que foi adaptado por um grupo de estudantes do ensino médio para receber o motor elétrico. O carro, livre de emissões de carbono, usou os “Social Watts” – “curtidas”, novos seguidores e menções nas redes sociais para chegar até a capital dos EUA, no dia seis de junho.

O fluxo de combustível é monitorado por meio de um tablet, instalado ao circuito central do veículo, que controla a quantidade de energia necessária para fazer com que o carro se movimente. Para o carro elétrico movido a “energia social” sair de Kansas City e chegar até Washington DC, foram necessários mais de 71 mil watts de eletricidade.

As interações em cada plataforma online geraram diferentes quantidades de combustível para o automóvel. No Facebook, um comentário ou compartilhamento da página do Minddrive gerou três watts para o motor. No Twitter, cada novo seguidor colaborou com cinco watts, e, no Instagram, cada “curtida” na foto adicionou um watt ao o motor do automóvel.

O projeto não teve fins lucrativos e seu principal objetivo foi promover iniciativas parecidas no setor de educação, voltadas para alunos em situação de risco social. De acordo com Steve Rees, coordenador do MindDrive, a ação deverá fazer com que os jovens percebam que podem superar seus desafios. "Isso dará a eles a sensação de serem capazes de voltar à escola e fazerem muitas coisas", comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário