Gostou? Então vote!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia do Meio Ambiente - o que você tem a ver com isso?

Para muitos esta é apenas mais uma data. Para outros nem é lembrada porque simplesmente nem sabem do que se trata, ao menos tem a informação de que neste dia é comemorada a preservação do Meio Ambiente. Alguns tem a noção errônea de que Meio Ambiente está apenas relacionado à mata, às florestas, aos animais. Ledo engano. O Meio Ambiente é exatamente onde você está agora lendo este texto: seja no escritório, na fábrica, na sua casa, no seu celular, na rua, enfim, em qualquer lugar. Porque simplesmente o ambiente está ao nosso redor e por isto somos parte dele.

A diferença é que se você está numa área urbana é porque antes foi natureza original, com suas árvores históricas, fauna e flora completas. As intervenções humanas fizeram das paisagens urbanas uma necessidade cada vez mais urgente. Ainda assim não deixa de ser ambiente, com presença de muitas espécies de árvores, plantas, animais, etc.

Usamos recursos naturais como a água e os não naturais, porém dependentes da natureza, como a energia elétrica. Se cuidamos com o consumo destes dois importantes recursos já estaremos fazendo nossa parte na preservação do Meio Ambiente. Se formos ao supermercado com sacolas retornáveis ao invés de acumular as sacolinhas plásticas em casa também estaremos contribuindo, e muito, para a manutenção saudável do planeta onde vivemos.

O dia 5 de junho não é apenas o Dia Mundial do Meio Ambiente, é um marco, um símbolo de que as pessoas precisam estar mais informadas sobre a correta separação de resíduos, o destino correto do óleo de cozinha, o uso adequado de automóveis e a manutenção de recursos naturais como a água e o ar.
Enquanto não nos preocuparmos com esta preservação, enquanto mantivermos a zona de conforto e não procurarmos a informação correta para agir em nosso dia a dia a situação irá piorar. Quem pagará a conta serão as futuras gerações, nossos netos e bisnetos.

Somos parte de algo maior, então qualquer mudança de atitude, seja ela qual for, já é alguma coisa e muito importante. E que estas atitudes não aconteçam apenas no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Vamos fazer nossa parte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário