Gostou? Então vote!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Impacto Social participa da Semana do Meio Ambiente em Itaú de Minas

A Ong Impacto Social fechou parceria com a Prefeitura Municipal de Itaú de Minas, e vai contribuir nas ações alusivas à Semana do Meio Ambiente, entre os dias 3 e 7 de junho. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho, alguns municípios agendam uma verdadeira maratona de atividades para a semana inteira e Itaú de Minas terá sua própria programação.

Neste ano a parceria envolve as Secretarias da Educação, Esporte e Lazer, de Infraestrutura, de Meio Ambiente e também da Saúde do município. O Grupo Votorantim também irá contribuir com palestras educacionais. Alguns comércios da região já estão colaborando, como por exemplo, a MJ Tecidos e Malhas, localizada na cidade vizinha de Passos. A loja fez a doação de tecidos para confeccionar as roupas dos atores que encenarão peças teatrais nas Escolas, Unidades de Saúde e na Praça Central.

Uma das peças falará sobre a Dengue, ensinando como prevenir a doença e divertindo os presentes. Outras apresentações irão abordar assuntos como coleta seletiva e Bullying Ambiental, tema escolhido pela Secretaria da Educação.

Haverá concurso entre as escolas do município com as categorias: Frases Ambientais, Desenhos, Redações, Paródias e Fotografia de Desastres Ambientais e Belezas Naturais. O concurso será coordenado pela Secretaria da Educação e respeitará a faixa etária dos alunos. Os quatro primeiros colocados em cada categoria receberão brindes especiais, doados pelas empresas Terracycle, Colgate-Palmolive, Faber-Castell e pela própria Secretaria da Educação.

Os trabalhos dos alunos vencedores poderão ser vistos em uma exposição itinerante, que deverá percorrer os espaços públicos da cidade nas semanas posteriores.

A Corrida Ecológica, jogo educativo usado pela Ong Impacto Social na Semana do Meio Ambiente de 2011 e 2012, em Joinville (SC), será levado às Escolas Monsenhor Ernesto Cavicchioli, Doutor Cristiano Machado e Carmélia Dramis Malaguti. A interatividade e aprendizado são as principais características deste jogo, inédito no sul de Minas Gerais.

O grupo da Terceira Idade também vai participar da Semana do Meio Ambiente, visitando uma nascente de água e plantando mudas de árvores. Algumas escolas levarão seus alunos para visitar a Copasa e conferir as etapas de tratamento da água.

“Este será o primeiro evento que ajudaremos a realizar em Itaú de Minas e ficamos felizes em contribuir no processo de educação ambiental, a exemplo do que já fazíamos em Joinville (SC)”, destaca a presidente da Ong Impacto Social, Sandra Regina Sievert.


Programação – Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (3 a 7 de junho de 2013)

Segunda-feira (3/06): Realização de miniteatros nos cinco Postos de Saúde da cidade, Pronto Socorro e Ambulatório, abordando temas como H1N1, Combate à Dengue e Coleta Seletiva; Início do concurso entre as escolas;
Terça-feira (4/06): Visita de alunos à Copasa; Corrida Ecológica, usada de forma itinerante em quatro escolas;
Quarta-feira (5/06): Dia Mundial do Meio Ambiente – a Praça Central recebe a peça teatral “Bullying Ambiental”, apresentada pela equipe da Ong Impacto Social; As Secretarias Municipais terão estandes na Praça, atendendo a comunidade; Entrega dos brindes aos quatro primeiros colocados no concurso entre as escolas;
Quinta-feira (6/06): Palestras do Grupo Votorantim;
Sexta-feira (7/07): Palestras do Grupo Votorantim; Grupo da Terceira Idade visita uma nascente de água e efetua o plantio de árvores;

Durante a semana o comércio local será entrevistado pela equipe da Ong Impacto Social, com o objetivo de saber o que é feito no dia a dia para a preservação ambiental. As entrevistas serão exibidas na Rádio Boa Nova e Webrádio Interativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário