Gostou? Então vote!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Encontrada no Canadá água mais antiga do planeta

Sobre 2,5 km de uma mina de cobre, no Canadá, depositada por cerca de 2,64 bilhões de anos, estava a água considerada, atualmente, a mais antiga da Terra. Uma equipe de cientistas da Universidade de Toronto encontrou um reservatório enterrado nas profundezas do Estudo Canadiano, segundo o site LiveScience. Antes desta descoberta recente, publicada em 16 de maio na revista Nature, os mais antigos reservatórios subterrâneos conhecidos eram de algumas dezenas de milhões de anos.

“Esta é a mais antiga água que alguém já foi capaz de recolher e, francamente, isso muda o campo de jogo”, disse Barbara Sherwood Lollar, geóloga e co-líder da equipe, ao site Green Savers. “É realmente um momento único na minha vida em que começamos a entender que o subsolo do nosso planeta não é apenas um deserto estéril”, completou.

A água mais antiga da Terra escorre através de fissuras da mina de cobre de Timmins, Ontario (estado onde se situa a capital do Canadá, Toronto). Para os cientistas, a descoberta fornece material mais antigo para os estudos da vida na Terra. Rica em produtos químicos, tais como metano e hidrogênio, a água parece ser um verdadeiro banquete de micróbios – embora as formas de vida tenham ainda de ser analisadas. Por meio da proporção de gases nobres encontrados na amostra os cientistas identificaram a idade do líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário