Gostou? Então vote!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Saiba como fazer refrigerante caseiro

Refrigerantes são uma das bebidas mais consumidas no mundo e apresentam vários perigos à saúde das pessoas. Com altas quantidades de açúcar, sódio e conservantes, quando consumida em excesso, a bebida pode causar graves problemas no organismo, principalmente nos rins. No entanto, é possível preparar uma receita de refrigerante caseiro, livre de propriedades industrializadas e com poucos ingredientes.

Simples de fazer, a receita foi ensinada no site Manual do Mundo  e não é simplesmente o suco misturado com água gaseificada – e a bebida fica com o gosto real da fruta utilizada, já que os conservantes e outras substâncias industrializadas não entram na receita. A acidez da bebida caseira também é bem menor do que a versão encontrada nos supermercados. Veja abaixo como preparar o refrigerante:

Ingredientes necessários

1 garrafa de água com gás (600ml)
Suco de duas laranjas (o suco pode ser tirado da fruta que você quiser)
Açúcar

Modo de preparo

Faça um xarope com a fruta: separe as raspas da laranja e coloque-as na panela. Coloque o suco das duas laranjas na mesma panela e coloque meio copo de açúcar, fervendo em fogo baixo até o líquido ficar com a metade do volume inicial. Espere esfriar e coloque na geladeira.

Depois de pronto, misture o xarope da fruta com a água com gás.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Impacto Social participa da Semana do Meio Ambiente em Itaú de Minas

A Ong Impacto Social fechou parceria com a Prefeitura Municipal de Itaú de Minas, e vai contribuir nas ações alusivas à Semana do Meio Ambiente, entre os dias 3 e 7 de junho. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho, alguns municípios agendam uma verdadeira maratona de atividades para a semana inteira e Itaú de Minas terá sua própria programação.

Neste ano a parceria envolve as Secretarias da Educação, Esporte e Lazer, de Infraestrutura, de Meio Ambiente e também da Saúde do município. O Grupo Votorantim também irá contribuir com palestras educacionais. Alguns comércios da região já estão colaborando, como por exemplo, a MJ Tecidos e Malhas, localizada na cidade vizinha de Passos. A loja fez a doação de tecidos para confeccionar as roupas dos atores que encenarão peças teatrais nas Escolas, Unidades de Saúde e na Praça Central.

Uma das peças falará sobre a Dengue, ensinando como prevenir a doença e divertindo os presentes. Outras apresentações irão abordar assuntos como coleta seletiva e Bullying Ambiental, tema escolhido pela Secretaria da Educação.

Haverá concurso entre as escolas do município com as categorias: Frases Ambientais, Desenhos, Redações, Paródias e Fotografia de Desastres Ambientais e Belezas Naturais. O concurso será coordenado pela Secretaria da Educação e respeitará a faixa etária dos alunos. Os quatro primeiros colocados em cada categoria receberão brindes especiais, doados pelas empresas Terracycle, Colgate-Palmolive, Faber-Castell e pela própria Secretaria da Educação.

Os trabalhos dos alunos vencedores poderão ser vistos em uma exposição itinerante, que deverá percorrer os espaços públicos da cidade nas semanas posteriores.

A Corrida Ecológica, jogo educativo usado pela Ong Impacto Social na Semana do Meio Ambiente de 2011 e 2012, em Joinville (SC), será levado às Escolas Monsenhor Ernesto Cavicchioli, Doutor Cristiano Machado e Carmélia Dramis Malaguti. A interatividade e aprendizado são as principais características deste jogo, inédito no sul de Minas Gerais.

O grupo da Terceira Idade também vai participar da Semana do Meio Ambiente, visitando uma nascente de água e plantando mudas de árvores. Algumas escolas levarão seus alunos para visitar a Copasa e conferir as etapas de tratamento da água.

“Este será o primeiro evento que ajudaremos a realizar em Itaú de Minas e ficamos felizes em contribuir no processo de educação ambiental, a exemplo do que já fazíamos em Joinville (SC)”, destaca a presidente da Ong Impacto Social, Sandra Regina Sievert.


Programação – Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (3 a 7 de junho de 2013)

Segunda-feira (3/06): Realização de miniteatros nos cinco Postos de Saúde da cidade, Pronto Socorro e Ambulatório, abordando temas como H1N1, Combate à Dengue e Coleta Seletiva; Início do concurso entre as escolas;
Terça-feira (4/06): Visita de alunos à Copasa; Corrida Ecológica, usada de forma itinerante em quatro escolas;
Quarta-feira (5/06): Dia Mundial do Meio Ambiente – a Praça Central recebe a peça teatral “Bullying Ambiental”, apresentada pela equipe da Ong Impacto Social; As Secretarias Municipais terão estandes na Praça, atendendo a comunidade; Entrega dos brindes aos quatro primeiros colocados no concurso entre as escolas;
Quinta-feira (6/06): Palestras do Grupo Votorantim;
Sexta-feira (7/07): Palestras do Grupo Votorantim; Grupo da Terceira Idade visita uma nascente de água e efetua o plantio de árvores;

Durante a semana o comércio local será entrevistado pela equipe da Ong Impacto Social, com o objetivo de saber o que é feito no dia a dia para a preservação ambiental. As entrevistas serão exibidas na Rádio Boa Nova e Webrádio Interativa.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Programa 'Domingo 90', da Webrádio Interativa, muda de horário

No ar há dois meses, o programa Domingo 90, da Webrádio Interativa, vai mudar de horário a partir deste domingo, 26/05. Agora o programa de rádio que fala sobre as músicas da década de 90 começa a partir das 16h, seguindo até às 18h. A mudança de horário (antes começava às 14h) foi uma adequação aos ouvintes, que fizeram a solicitação.

A programação musical específica continua sendo transmitida a partir das 8h, seguindo durante todo o dia até às 23h, porém no horário entre 16h e 18h o programa segue ao vivo, com informações sobre as bandas e músicas que tocaram na época.

Para ouvir basta acessar o site da Webrádio Interativa ou baixar no smartphone os aplicativos TuneIn ou ShoutCast. É possível ainda pedir músicas pelo chat no site da emissora.

A Webrádio Interativa é uma das ações da Ong Impacto Social, levando entretenimento, informação e dicas ambientais ao mundo todo, por meio da transmissão pela internet.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Encontrada no Canadá água mais antiga do planeta

Sobre 2,5 km de uma mina de cobre, no Canadá, depositada por cerca de 2,64 bilhões de anos, estava a água considerada, atualmente, a mais antiga da Terra. Uma equipe de cientistas da Universidade de Toronto encontrou um reservatório enterrado nas profundezas do Estudo Canadiano, segundo o site LiveScience. Antes desta descoberta recente, publicada em 16 de maio na revista Nature, os mais antigos reservatórios subterrâneos conhecidos eram de algumas dezenas de milhões de anos.

“Esta é a mais antiga água que alguém já foi capaz de recolher e, francamente, isso muda o campo de jogo”, disse Barbara Sherwood Lollar, geóloga e co-líder da equipe, ao site Green Savers. “É realmente um momento único na minha vida em que começamos a entender que o subsolo do nosso planeta não é apenas um deserto estéril”, completou.

A água mais antiga da Terra escorre através de fissuras da mina de cobre de Timmins, Ontario (estado onde se situa a capital do Canadá, Toronto). Para os cientistas, a descoberta fornece material mais antigo para os estudos da vida na Terra. Rica em produtos químicos, tais como metano e hidrogênio, a água parece ser um verdadeiro banquete de micróbios – embora as formas de vida tenham ainda de ser analisadas. Por meio da proporção de gases nobres encontrados na amostra os cientistas identificaram a idade do líquido.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

São Paulo terá, nesta semana, a 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

As questões ambientais ganharam destaque na sétima arte. A maior cidade da América Latina, São Paulo, receberá do dia 22 a 30 de maio, a 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, organizada pela Ong Ecofalante. O evento deve reunir 70 produções de mais de 20 países, sendo que alguns materiais tiveram passagem em festivais como Cannes, Berlim, Roterdã e Sundance. O Brasil terá destaque com 50 estreias nas seis salas de cinema reservadas para a Mostra.

Além das exibições dos filmes, haverá debates diários, que depois serão disponibilizados na internet para a discussão e compartilhamento. A Mostra será dividida em seis eixos temáticos: água, cidades, contaminação, economia, globalização, mobilização e povos/lugares. As crianças também terão lugar especial no evento, com conteúdo educativo, extremamente importante para a conscientização ambiental. O cinema 3D terá seu espaço durante a inauguração de uma sala de cinema na USP (Universidade de São Paulo). Os temas urbanos ganharam destaque nesta edição porque a maior parte da população mundial vive hoje em áreas urbanas.

Entre os títulos que serão exibidos estão: "Lacrimosa" (1970), "O Tigre e a Gazela" (1977) e "Porto de Santos" (1978). Depois de São Paulo, a Mostra de Cinema Ambiental passará por outras cidades, como Piracicaba, Bauru e Santos, no interior paulista. Outros 30 títulos serão exibidos durante a Virada Sustentável, evento relacionado que deverá acontecer na capital paulista, no mês que vem.

Serviço:

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental


Quando: de 23 a 30 de maio
Onde:
- Reserva Cultural, av. Paulista, 900, Bela Vista
- Cine Livraria Cultura, av. Paulista, 2.073, Cerqueira Cesar
- Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vla Clementino
- Centro Cultural São Paulo, rua Vergueiro 1.000, Liberdade
- Cine Olido, av. São João, 473, Centro
- Cinusp Maria Antônia, rua Maria Antônia, 294, Consolação
Mais informações:  www.ecofalante.org.br

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ômega 3 - a promessa de saúde nos alimentos

Alimentos que contém Ômega 3
Você já deve ter ouvido falar que o Ômega 3 faz muito bem à saúde, aumenta a resistência imunológica, mas afinal onde encontrar esta substância de maneira eficaz? A indústria da alimentação resolveu colocar o Ômega 3 em vários produtos, como em bebidas, sucos, margarina, etc. Mas será que a concentração desta substância está correta?


Nem todos os Ômega 3 são iguais. O “bom” ômega 3 é o de cadeia longa (ácidos graxos de cadeia longa) que provem de peixes de águas profundas (salmão, atum, bacalhau, albacora, cação). Os Ômega 3 menos adequados, com poucos benefícios para a saúde, são os ácidos graxos de cadeia curta – aqueles de conformação quimicamente menores encontrados em óleos extraídos de soja, de girassol, de milho. Este minúsculo Ômega 3 também está presente em alguns vegetais “verdes” como o brócoli, rúcula, couve, espinafre.

Como ele tipo diminutivo é muito mais barato que aquele proveniente dos peixes de águas profundas, os fabricantes o usam como chamariz, mas não esclarecem que ácido graxo é o pequeno, o de cadeia curta, de dúbias qualidades nutricionais.

Outro ponto importante é aquele levantado pelos estudiosos dos ácidos graxos. Os produtos alimentícios que contém Ômega 3 de cadeia curta (óleos de soja, milho girassol, azeite de oliva), também contém apreciável quantidade do ácido graxo chamado de Ômega 6.

O Ômega 6 também é encontrado em óleos comestíveis e amplamente usados na alimentação usual, em contraposição ao uso de manteiga, gordura animal e gordura de coco, consideradas como pouco saudáveis. O problema é que os óleos que usamos todos os dias possuem em sua composição tanto o Ômega 3, como Ômega 6, em proporção variável. Os dois ácidos graxos competem entre si, no metabolismo interno do nosso corpo, pelos mesmos locais que supostamente exerceriam efeitos benéficos. Em outras palavras, o Ômega 6 é competidor do Ômega 3 e anularia os efeitos benéficos deste ácido graxo no nosso organismo.

No mercado de suplementos nutricionais e na internet existe enorme oferta de cápsulas de Ômega 3 sem especificar a é da cadeia longa ou curta. O pobre consumidor não saberá jamais se está ingerindo gato por lebre, pois os rótulos são enganadores. Para contornar esta situação a indústria farmacêutica lançou cápsulas de 500mg de puro Ômega 3 de cadeia longa, sem presença de Ômega 6.

Em farmácias americanas, somente é vendido sob receita médica e é, sem dúvida, o melhor que se pode utilizar, pois tem o selo de garantia da indústria que o manufatura. O nosso organismo ao receber o Ômega 3, através de absorção intestinal, converte este ácido graxo em um produto químico chamado RESOLVIN D2.

Este produto reduz a inflamação associada com os processos arterioscleróticos, a inflamação das artrites e inflamações articulares, melhorando a expectativa de vida (e com melhor qualidade). Não há, nesta transformação alterações do sistema imunitário. Este trabalho veio confirmar que realmente o Ômega 3 (o bom, o de cadeia longa) é muito benéfico à saúde e recomendado como suplemento nutricional diário.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Tecnologia: barraca absorve energia solar e fornece até wi-fi

Modelo de Tenda Tecnológica.
Foto: Divulgação
Já pensou em acampar e nem preocupar-se em ficar sem bateria no celular ou sem internet? Esta realidade pode mudar depois de um invento no Reino Unido. As empresas Kaleidoscope e Orange Communication conceberam a "Concept Tent" para facilitar a vida de quem gosta de ficar em meio à natureza sem dispensar alguns luxos.

Entre os diferenciais estão paineis para captar a luz solar e que adaptam-se à tenda, movimentando-se à medida que o sol "caminha" pelo céu, uma medida para aproveitar ainda mais a energia fornecida.
Em seguida pequenos equipamentos transformam esta energia, alocando-a para vários fins, entre eles a transmissão de internet e aquecedores internos, caso a temperatura caia durante a noite. O sistema de indução magnética também possibilita ao usuário carregar diversos equipamentos, tipo celulares, tablets, entre outros.
O modelo ainda está sendo aprimorado, mas a ideia já foi lançada. Ainda não há previsão de quando esta barraca tecnológica será disponibilizada à venda.



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Três frutas do outono podem auxiliar no combate às doenças

Você sabia que o abacaxi, mamão e goiaba são excelentes ferramentas no combate aos resfriados, comuns nesta época do ano, além de constipações e prisão de ventre? Veja algumas utilizações:


Antioxidantes – as frutas do outono têm propriedades milagrosas, tanto para a saúde, como para a beleza, diminuindo o envelhecimento da pele. Boa parte das cascas destes alimentos também pode ser consumida, principalmente em doces e sucos.

Abacaxi
Comum em quase todas as épocas do ano, o abacaxi também aparece nos meses que antecedem o inverno. A fruta regula o colesterol, acelera a cicatrização e concentra altas taxas de vitamina C, betacaroteno e minerais. Com as cascas do abacaxi, é possível preparar conservas, doces e também um chá, capaz de melhorar quadros de resfriados, gripes e doenças respiratórias que se alastram mais facilmente nestes meses. Ao preparar a bebida, troque o açúcar pelo mel – além de ser natural, a substância tem mais eficácia no tratamento caseiro das indisposições do sistema respiratório.

Mamão
A fruta é um milagroso remédio para o sistema digestivo. Muito rico em fibras, o mamão regula o funcionamento do intestino e previne constipações e prisão de ventre. Além disso, devido ao fato de ter altas concentrações de ácido fólico, a fruta ajuda a manter os ossos fortes e previne a osteoporose. O mamão ainda ajuda no tratamento da sinusite, pois contém bromelina, uma substância que diminui o muco e a inflamação. Assim como o abacaxi, as cascas do mamão também podem ser aproveitadas no preparo de doces.

Goiaba
Excelente aliada à prevenção de gripes e resfriados, a goiaba é um dos alimentos que mais concentram vitamina C – superando em quatro a cinco vezes os níveis encontrados na laranja. Além disso, a fruta é uma excelente fonte de fósforo, vitaminas, sais minerais e ferro. Consumir duas ou três goiabas por dia pode ser uma boa saída para quem deseja largar o cigarro – já que os altos níveis de vitamina C neutralizam os efeitos da nicotina. A goiaba tem índices mínimos de gordura, e, por isso, não deve preocupar as pessoas que fazem dietas.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ong Impacto Social poderá fazer intercâmbio com a IBM

A proposta de intercâmbio com voluntários da gigante mundial de software, IBM, foi oficializada nesta segunda-feira (06/05), durante visita de representantes da empresa à Ong Impacto Social, em Joinville. O projeto de intercâmbio faz parte da política de voluntariado da IBM, que destina colaboradores de várias partes do mundo a países emergentes, como o Brasil. São profissionais das mais diversas áreas, os quais auxiliam organizações do Terceiro Setor a melhorar suas ações.

Além da Impacto Social, a empresa está conhecendo, nesta semana, outras nove instituições da cidade, onde ao final de três semanas de análise, apenas cinco serão contempladas com o intercâmbio. "Estamos desde 2009 trabalhando em várias cidades do Brasil, observando as necessidades de cada organização e destinando a experiência de colaboradores da IBM para auxiliá-las", explica Vanessa Ximenes, coordenadora nacional da CDC Development Solutions, representante do programa de voluntariado da IBM no Brasil.

Antes de a equipe da CDC vir a Joinville conhecer pessoalmente as dez organizações, uma busca prévia foi feita usando como critério a atuação destes grupos, ou seja, para fazer a parceria, a instituição precisa ser atuante no município. "Achamos muito material e ações da Ong Impacto Social em Joinville na internet, por isso quisemos conhecer de perto este trabalho", aponta o gerente de Projeto Cidadania Corporativa da IBM Brasil, Bruno Andreoni.

Entre as possíveis atuações dos voluntários da IBM na Ong Impacto Social está na Webrádio Interativa, no Projeto Motivação Ambiental (de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos) e nas atividades administrativas da Ong, que tem o título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e está atuando também no município de Itaú de Minas (MG).

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Santos (SP) substitui ciclovia central por mais uma faixa de veículos

Na contramão da mobilidade urbana, a cidade litorânea de Santos (SP) vai substituir, até junho deste ano, a ciclovia do canteiro central por mais uma faixa de veículos. A medida, de acordo com a prefeitura, irá desafogar o trânsito, considerado caótico na região central. A ciclovia já foi desativada em fevereiro deste ano e aguarda apenas a substituição.

A ação desagradou aos ciclistas da cidade, e com razão. Enquanto as cidades do mundo todo lutam para deixar seus  munícipes com mais opções em mobilidade, investindo milhões em espaços para bicicletas e outros transportes alternativos, como metrô, algumas prefeituras acham conveniente voltar no tempo e dar espaço maior para carros, priorizando o meio de transporte motorizado. No mínimo lamentável.

Por mais que o trânsito esteja complicado por lá, a exemplo das grandes cidades do mundo todo, a postura da prefeitura deveria ser outra. Afinal os governos devem atacar o cerne do problema. Por que o trânsito está caótico? Qual a causa de mais pessoas trocarem transportes públicos pelo individual?

Políticas públicas, incentivos, desoneração da passagem de ônibus, criação de mais ciclovias e ciclofaixas são algumas das medidas adotadas pelos municípios para tirar os veículos de passeio das ruas, incentivando outros meios de transporte. Jamais retirar uma ciclovia para dar espaço aos carros.

Quem acha que mais uma faixa para carros vai desafogar o trânsito está enganado. No mínimo é ingenuidade acreditar que isto vai acontecer, afinal é um incentivo para mais pessoas usarem seus carros, piorando a situação.

Constata-se, neste caso, que a Rio+20, realizada no Brasil no ano passado, para discutir políticas públicas sustentáveis, surtiu nenhum efeito em Santos.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Conheça os verdadeiros inimigos das árvores urbanas

Os benefícios das árvores, sejam elas urbanas ou rurais, todos conhecem: equilíbrio de temperatura, sensação de bem-estar, redução de poluentes na atmosfera, entre outros. Porém é importante conhecermos os inimigos que prejudicam o crescimento e manutenção destas espécies.

 - Fios de luz: as podas precisam ser feitas com frequência, de modo que os galhos não interfiram nos fios das ruas. Curtos circuitos são comuns neste caso e, não raro em tempestades, as pessoas levam choque quando estão próximas a elas. Observe se as árvores não estão em desequilíbrio, possibilitando uma queda sobre os fios;

- Proliferação de fungos e bactérias: o caule das árvores sofre com a incidência e proliferação de bactérias, fungos e cogumelos. Espécies parasitas, como plantas que sobrevivem da seiva da árvore, também podem enfraquece-las e adoece-las. Pregos colocados no caule podem servir de porta de entrada para estes fungos;

- Cimento das calçadas: o cimento em excesso pode sufocar as raízes, fazendo com que o crescimento fique prejudicado.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ong Impacto Social é entrevistada pelo programa Pare e Pense, da TV Brasil Esperança

Leandro e o apresentador do programa.
Foto: Divulgação
O vice-presidente e também Assessor de Comunicação da Ong Impacto Social,  Leandro Schmitz, foi entrevistado pelo programa Pare e Pense, da TV Brasil Esperança, canal 11. O programa vai ao ar de 2ª à 6ª feira, das 7h às 7h30 e mostra entrevistas com pessoas e instituições que fazem a diferença na sociedade joinvilense.

O apresentador, Jonata Rodrigo, ficou surpreso com o trabalho desenvolvido pela Impacto Social nos últimos dois anos. Parabenizou a equipe e incentivou seus telespectadores a serem voluntários, abraçando as causas da Ong, entre elas o meio ambiente e educação.

Os projetos Coleta de Embalagem Metalizada, Palestra de Educação Ambiental e Webrádio Interativa foram citados.

A entrevista irá ao ar na próxima segunda-feira (6/05), às 7h, no canal 11 - Brasil Esperança.