Gostou? Então vote!

quinta-feira, 7 de março de 2013

IPPUJ encontra solução para regularizar galpões de reciclagem em Joinville

Reunião da Corda desta semana.
Foto: Leandro Schmitz
Em resposta à uma solicitação da Fundema, o IPPUJ (Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) confirmou, nesta semana, que existe a possibilidade de regularizar os galpões de reciclagem da cidade. Hoje apenas dois dos oito cadastrados estão devidamente regularizados, o restante ainda ocupa áreas irregulares, segundo a Prefeitura. De acordo com o IPPUJ, a nomenclatura encontrada passível de regularização é "Entidade Comunitária". Porém a liberação de alvará de funcionamento ainda será avaliada pela Seinfra.

Durante a reunião da Corda (Comissão Rotariana em Defesa da Água), na última 4ª feira, ficou decidido que um dos vereadores irá fazer um pedido de informação à Prefeitura sobre a quantidade de terrenos públicos, disponíveis para a construção destes galpões. Esta é outra solução possível e facilitaria a mudança para áreas regulares. "Descobrimos que existe um terreno de propriedade da Prefeitura que tem até uma geografia específica para construção de um galpão de reciclagem ideal, vamos ver com a Fundema se é possível usá-lo para este fim", afirma Luiz Rizental Gomes, presidente da Corda, entidade que tem trabalhado fortemente, junto à Ong Impacto Social, para a estruturação correta destes espaços.

Saiba mais

O sistema de reciclagem de Joinville compreende a Coleta Seletiva e a finalização dos trabalhos com cerca de 8 galpões, que empregam mais de 50 famílias na cidade. Estes galpões eliminam os catadores de rua, mais conhecidos como "Carroceiros", concentrando todo o trabalho em locais específicos. Apenas dois deles, o Assecrejo I e II, são de responsabilidade da Prefeitura e, portanto, regulares. O restante ainda é considerado irregular, embora estejam em pleno funcionamento. Situações como esta impedem estes espaços de receberem o alvará, que permite investimentos maiores do Poder Municipal, Estadual e até Federal. Além disso, um alvará possibilita a criação de cooperativas, melhorando o desempenho do serviço prestado, tanto no aspecto trabalhista, quanto no espaço físico destes galpões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário