Nesta 6ª feira o mundo todo reflete um pouco sobre o verdadeiro significado da preservação deste líquido, tão essencial para a vida na Terra: a água. Um dia específico é muito pouco. O verdadeiro sentido está no cuidado diário e uma consciência de que este bem é finito, ou seja, se não for preservado pode acabar e, a água acabando, a vida na Terra também finda.
A Ong Impacto Social lançou sua primeira Campanha da Água em 2011, ano de sua fundação. A abordagem de voluntários foi feita, bem como a entrega de um adesivo (imagem ao lado). As pessoas estavam receptivas e até contribuíram com a fala dos voluntários, dizendo que em suas casas já realizavam uma ou outra ação que, segundo eles, estaria de acordo com a preservação e economia.
Em 2012, em mais uma campanha, a Ong Impacto Social escolheu o Parque da Cidade para fazer as abordagens. Em um quiosque, a equipe distribuiu brindes e ministrou dinâmicas com foco nas crianças, afinal são elas, muitas vezes, quem ditam as regras dentro de uma casa.
Nestas ocasiões a equipe da Ong observou não ser a falta de informação o cerne do desperdício de água, e sim, a falta de incentivo, de até mesmo motivação para sair da zona de conforto e adotar outros costumes. Pessoas que estão acostumadas a lavar a calçada e o carro com mangueiras, pessoas que moram em ruas de barro e costumam lavar a rua para baixar o pó, pessoas que ainda escovam os dentes com a torneira aberta e não dispensam o banho de pelo menos 30 minutos, duas vezes ao dia, são evidências de que a informação existe e está muito bem disponível. O que falta é vontade e esforço para mudar um costume dentro de casa. Em empresas ainda existe uma certa cultura (dependendo do caso, é claro). Por ser um ambiente profissional é obrigatório seguir determinadas regras. Porém muitas vezes acontece o oposto nas casas.
Pensando nisso, a Ong Impacto Social lançou, no ano passado, o Projeto Motivação Ambiental. Trata-se de palestras, dinâmicas e explicações bem didáticas sobre a realidade atual da água no mundo e seu consumo, bem como a postura das pessoas diante deste fato. O foco inicial foi as empregadas domésticas de um condomínio residencial, o que gerou um resultado muito positivo.
"Queremos que este assunto não seja apenas tratado em todo dia 22 de março, mas sim, o ano todo. Por isso lançamos este projeto para que outros condomínios ou até mesmo empresas recebam este mesmo conteúdo", explica a presidente da Impacto Social, Sandra Regina Sievert.
Para saber mais sobre este projeto mande um e-mail para sandra@ongimpactosocial.org.
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