Gostou? Então vote!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sustentabilidade: Monte sua árvore de natal com filtro de café

Foto: Ciclo Vivo

Você sabia que é possível montar uma árvore de natal utilizando filtros de café usados e muita criatividade? Fácil de montar, o item é uma aposta atraente e sustentável para a decoração de natal da sua casa.

O café é uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo. De preparo simples, são utilizados poucos recursos para prepará-lo – o único material utilizado e que costuma ser descartado é o filtro de papel. No entanto, os estes resíduos podem ter um destino melhor do que o lixo na época de natal.

Para montar a árvore de natal, você vai precisar de:

- 5 a 10 filtros de café usados;

- Um cone de papelão, de isopor ou de espuma;

- Alfinetes;

- Miçangas, botões e outros enfeites;

- Cola quente;

- Tesoura;


Modo de fazer:

Lave bem os filtros utilizados para coar o café. Depois, coloque-os para secar, por, no mínimo, dez minutos debaixo do sol. Dobre os filtros na forma de um leque e corte a extremidade da dobradura, para que o papel possa ser enrolado no cone, como pode ser visto na galeria de imagens. A parte das extremidades, que foi recortada, não deve ir para o lixo.

Feito isso, vá envolvendo a estrutura com o filtro de papel, de baixo para cima. Para segurar os filtros no cone, utilize alfinetes. Quando você estiver perto de preencher a metade, corte o excesso de papel.

Como o cone fica cada vez mais estreito quando está perto de sua ponta, você precisará cortar os filtros por várias vezes. No entanto, este papel não é descartado – e pode ser encaixado com alfinetes nas áreas mais estreitas da sua árvore sustentável.

Ao chegar ao topo do cone, cole o papel que foi cortado da extremidade da dobradura, como vimos nos primeiros passos. Uma vez totalmente recoberta por filtros de café, você pode construir mais camadas, tendo cuidado para não rasgar os papéis.

Agora, basta usar a criatividade para deixá-la ainda mais bonita. Utilize cola quente para colar botões, miçangas e enfeites variados na sua árvore sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário