Gostou? Então vote!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Fundamas fecha parceria de trabalho com IFSC

Mulheres no laboratório de Cabeleireiro.
Foto: Leandro Schmitz

A Fundamas fechou parceria, nesta semana, com o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), para participação no “Programa Mulheres Mil”. Trata-se de um conjunto de ações visando a inclusão digital, cidadania, sustentabilidade e incentivo à saúde e empreendedorismo às mulheres em situação vulnerável. Em um primeiro momento, o grupo de 90 mulheres terá três dias de beleza, incluindo serviços de cabeleireiro e manicure. Em seguida elas terão cursos de informática e outros relacionados aos objetivos do Programa.

De acordo com a gestora do “Programa Mulheres Mil”, Salete Schimidt, a cada seis meses um grupo de cerca de 100 mulheres é formado por estes cursos e aprendizados. As turmas são fechadas com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. “O primeiro grupo de Joinville é de trabalhadoras dos galpões de reciclagem”, pontua. Para garantir a presença no Programa, cada uma recebe R$100 de bolsa para custear deslocamento e alimentação.

Nesta terça, quarta e quinta-feira, a primeira turma cadastrada passará por mudanças visuais, com o apoio das professoras e algumas alunas dos cursos de Cabeleireiro e Manicure da Fundamas. Uma das trabalhadoras dos galpões, Iraíde Ribeiro da Costa, aprovou a ideia: “Para nós isto é um resgate, pois nós vivemos sempre focadas no trabalho e esquecemos que somos mulheres e também temos o direito de nos maquiar, cuidar do cabelo e fazer cursos de atualização profissional”.

O Programa Mulheres Mil foi idealizado pelo MEC (Ministério da Educação), em 2009, e aportou em Santa Catarina no ano passado. O IFSC é o responsável pela execução no estado e as primeiras cidades atendidas foram Jaraguá do Sul, Gaspar e São Miguel do Oeste. Agora estão sendo trabalhadas as cidades de Joinville, Canoinhas e Araranguá. Segundo a gerente de Projetos e Parcerias da Fundamas, Ivone Kammer de Paula, já foi assinado um termo de compromisso com o IFSC para garantir a parceria de cursos para 2013: “A Fundamas quer continuar sendo parceira neste Programa, pois a Fundação possui muitas opções de qualificação”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário