Gostou? Então vote!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ong Impacto Social completa 2 anos nesta 6ª feira


Uma das Ongs mais ativas da maior cidade de SC tem muito a orgulhar-se. Ao completar dois anos de atividades, nesta 6ª feira, os números revelam que as ações e objetivos foram relevantes nas questões ambientais e educacionais de Joinville. A começar pelo maior projeto, em andamento desde maio de 2011, o Coleta de Embalagem Metalizada.

Em parceria com os galpões de recicladores cadastrados junto à prefeitura municipal, já foram reciclados mais de 6 toneladas de embalagens metalizadas (bombom, salgadinho, bolacha, etc). Esta quantia, até então, era encaminhada ao aterro sanitário por falta de um manejo adequado. Agora, além de preservar o meio ambiente, este projeto gera renda adicional a cerca de 50 famílias que trabalham nestes galpões. Só no ano passado foram repassados mais de R$15 mil, fruto da venda deste material. Na primeira semana de 2013 a Ong recebeu do consórcio de empresas recicladoras brasileiras uma medalha de honra por ter sido a instituição que mais separou material metalizado em todo o país.

Outra ação da Ong Impacto Social com resultados positivos foi na questão educacional. O grupo de voluntários entende que preservação ambiental começa com educação. Por isto o projeto Consultoria Ambiental iniciou, em 2011, as atividades junto às crianças das escolas de Joinville, incluindo palestras e dinâmicas. Em 2012 o projeto foi focado em condomínios residenciais, que por meio das empregadas domésticas, iniciou o processo de separação adequada de lixo, além de informações de preservação de recursos como água e energia elétrica. Para 2013 este projeto foi rebatizado de “Motivação Ambiental” e pretende focar também em empresas, comércios, escolas e demais instituições. “As pessoas até sabem como devem proceder na preservação do meio ambiente, mas não sabem ou não se sentem motivadas a praticar a mudança necessária no seu dia a dia. É aí que nosso projeto atua”, explica a presidente da Impacto Social, Sandra Regina Sievert.

Para divulgar estas e outras ações, a Ong Impacto Social também mantém uma rádio online, a Webrádio Interativa, que funciona 24h levando uma programação diferenciada, valorizando as bandas e grupos joinvilenses, além de dicas e informações diárias sobre sustentabilidade e sobre o que está acontecendo na região e no Brasil.

Hoje a Ong possui o título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com possibilidade de receber recursos do governo federal para realizar projetos e ações. Neste ano, a Ong irá receber o título municipal, que dará direito de receber verba direta da prefeitura. “Nossa organização é mantida por voluntários, que não recebem nada para trabalhar, porém tudo compensa quando vemos o resultado no dia a dia de muita gente”, afirma Sandra.

Paralelo aos projetos, a Ong também participa e coordena diversos eventos durante o ano, como a Campanha do Agasalho, Campanha da Água, Festa das Crianças e a Noite da Pizza, que neste ano terá sua segunda edição.

Neste sábado (19/01) terá reunião com a equipe da Ong e novos integrantes. Se você gostou e quer participar também, está convidado!

A reunião será às 16h e o local é:
rua Israel, nº 349 - bairro João Costa (lateral da rua Monsenhor Gercino, 2º semáforo depois do Terminal do Itaum).

Para saber mais acesse: www.ongimpactosocial.org, www.impactosocialnoticias.blogspot.com.br e www.webradiointerativa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário