Gostou? Então vote!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dicas para evitar o desperdício de alimentos


Uma pesquisa recente concluiu que metade dos alimentos produzidos do mundo é jogada no lixo. Para evitar esta situação, separamos algumas dicas para as pessoas que desejam combater o desperdício, da forma simples e prática.

Prepare várias refeições e congele-as

O método mais sustentável para evitar o desperdício na cozinha é preparar, de uma só vez, todas as refeições que serão consumidas ao longo da semana. Isso porque armazenar a comida no congelador é mais simples do que cozinhar: a cada vez que uma receita é preparada, consomem-se grandes quantidades de água (na pia), energia (na geladeira, no microondas, nos liquidificadores e processadores) e gás (no fogão). Além de evitar o desperdício, quem cozinha tudo de uma vez poupa o tempo que gastaria preparando refeições no dia seguinte.

Reaproveite as sobras do almoço, os restos de fruta e o pão adormecido

Que tal usar as sobras do almoço no preparo do jantar? Reaproveitar a comida é uma das maneiras mais simples de evitar o desperdício de alimentos: o arroz pode virar um risoto, enquanto a carne e os legumes podem ser utilizados para preparar um caldo nutritivo.

Muitas frutas, verduras e legumes também podem ser aproveitados em totalidade: além de concentrarem um alto número de nutrientes, as cascas podem ser utilizadas em receitas muito saborosas. O maracujá, por exemplo, pode dar origem a um doce elaborado suas cascas.

Vale lembrar que é possível “dar vida nova” ao pãozinho do café do dia anterior: a massa pode ser utilizada para fazer torradas, rabanadas, pudins e até lasanhas. Se, mesmo assim, você não quiser se arriscar na cozinha, congele o pão adormecido – desta maneira, você poderá consumi-lo mais para frente.

Faça uma lista de compras e fique de olho na validade dos produtos

Antes de ir ao supermercado, anote tudo o que você precisará consumir nos próximos dias e marque a quantidade exata para ser comprada. Assim, você evita os impulsos de comprar itens desnecessários.

Outra dica é sempre ficar de olho na validade dos alimentos: se o prazo for curto, evite levar o produto para casa – pode ser que você não o consuma a tempo, fazendo com que seu destino certamente seja o lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário