Gostou? Então vote!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Os desafios da produção têxtil

Todos nós sabemos o valor em dinheiro que pagamos em cada peça de roupa que compramos, mas assim como qualquer outro produto que consumimos, existem outros custos que nem sempre vêm discriminados no preço. E para alertar ao consumo consciente, a americana Greenovate lançou um vídeo (em inglês) chamado “A vida secreta de nossas roupas” que conta para nós sobre os impactos da produção têxtil.

Como explica o vídeo, o impacto ambiental da produção de algodão pode ser assombroso. A redução de aquíferos e reservatórios a sérios problemas com pesticidas, esses “custos invisíveis” tem impactos reais de longo prazo nas comunidades que cultivam o algodão, comprometendo a sobrevivência delas.
Da mesma forma, condições de trabalho não apropriadas estão criando um transtorno na sociedade, além de stress, depressão e exploração em muitas partes do mundo. Algumas marcas já estão tomando medidas para garantir credibilidade e transparência sobre o direito dos trabalhadores e também sobre o processo de seleção de fornecedores, para garantir que todo o processo produtivo seja politicamente correto.

Mas o que tudo isso significa para o consumidor? E como nós diferenciamos quais as empresas que estão fazendo certo e quais não estão? Nos Estados Unidos, como mostra o vídeo, uma organização chamada GoodGuide está fazendo esse trabalho para os consumidores, taxandos as performances ambientais e sociais de cada empresa, e disponibilizando toda essa informação em um aplicativo de celular que pode ser consultado a qualquer momento.
Por enquanto esse tipo de informação ainda é um pouco restrita a nós consumidores aqui no Brasil, porém não é por causa disso que não devemos deixar de ficar atentos e sempre pesquisar sobre o que andamos consumindo. Lembrando que sempre que nós tomamos a atitude deixar de consumir um produto que não seja ambientalmente ou socialmente correto, nós estamos de alguma forma ajudando para que a empresa responsável mude a sua forma de agir.

FONTE: Blog Planeta Água

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ong SOS Mata Atlântica promove Concurso de Desenho Online

Você sabia que no Brasil resta, aproximadamente, apenas 7% da vegetação original da Mata Atlântica? Muito triste, não? E olha que ela já foi considerada uma das maiores florestas do mundo, lar de muitos bichinhos que, agora, estão na lista de extinção, como o mico leão dourado, o macaco bugio, a onça pintada, o tamanduá bandeira, entre outros.
Pensando na conservação desse bioma tão importante, a ONG SOS Mata Atlântica lança seu 1º Concurso de Desenhos Online, para que você participe de uma ação que conscientiza as pessoas para a preservação dessa floresta.
Essa é a primeira vez que a ONG promove um concurso online, com votação popular, por meio de sua rede social, a Conexão Mata Atlântica. As inscrições vão até o dia 10/02 e, para entrar na brincadeira, é muito simples. Você precisa ter entre 6 e 14 anos, bastante interesse pela conservação da mata e muita imaginação.
O tema é Minha Mata Atlântica - qual é a minha relação e atitudes para proteger a água, ar e florestas. A partir dele crie seu desenho em papel A4, à mão livre, com o material e as cores que quiser - tinta, lápis de cor, hidrocor, aquarela, guache, grafite etc. O desenho deve ser individual, inédito e original.
Cada participante poderá inscrever apenas uma criação, que deverá ser digitalizada e inserida no site da Conexão Mata Atlântica como foto para votação popular.
A contabilização de votos será feita pelo mecanismo "Curtir", que aparece abaixo de cada foto. Por isso, faça uma super campanha com seus amigos e parentes! Quantos mais cliques, mais chances de ganhar.
Os três trabalhos mais votados serão premiados com kits de produtos da SOS Mata Atlântica, que contêm uma camiseta, um bicho de pelúcia e uma caneca. O primeiro colocado ganhará ainda uma ecobag.
Para quem quiser, nos links abaixo é possível acessar materiais de referência para que você se inspire em suas criações e ainda aprenda mais detalhes sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica. Então, mãos à obra e boa sorte!
Para mais informações, acesse: http://www.conexaososma.org.br/

FONTE: Planeta Sustentável

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governo libera produção de tablets a baixo custo no Brasil

Foto: Google Imagens
A empresa Foxconn, que é fabricante da Apple, recebeu nesta quarta-feira (25) a liberação do governo para fabricar tablets no Brasil com incentivo fiscal. A fábrica da empresa fica em Jundiaí, em São Paulo, e a ideia é produzir aparelhos de baixo custo.
A publicação saiu no Diário Oficial da União, e a Portaria foi assinada por Aloízio Mercadante, antes ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, e por Guido Mantega, da Fazenda, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento.
De acordo com a nota, a Foxconn pode fabricar "microcomputador portátil, sem teclado, com tela sensível ao toque (touch screen), de peso inferior a 750 g".
Com isso, os tablets e, principalmente o iPad, que a Foxconn também fabrica para a Apple, devem ficar mais baratos no País.

FONTE: R7

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Como combater os mosquitos de forma ecológica

Verão lembra calor, férias, mar, piscina e... mosquitos! E, mesmo com o fim da temporada, o incômodo permanece. Quase todos produtos disponíveis no mercado para eliminar os insetos têm em sua fórmula componentes químicos que agridem o meio ambiente. Eis a receita de uma armadilha para matar os mosquitos de uma forma ecologicamente correta e também econômica:
Ingredientes
- 200 ml de água quente
- 50 gramas de açúcar mascavo
- Uma grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra-se em qualquer supermercado) 
- Uma garrafa pet de 2 litros vazia
- Meia folha de cartolina preta ou fita isolante preta ou um saco de lixo preto pequeno
Passo a passo
1. Corte a garrafa pet ao meio e guarde a parte do gargalo.
01 










2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixar esfriar. Quando a mistura estiver fria, despeje-a na metade de baixo da garrafa.

02










3. Acrescente a levedura sem misturar. Ela criará dióxido de carbono. 
03









4. Coloque a parte do gargalo da garrafa virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa. 
04








5. Enrole a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.

05








 
Em duas semanas, você já deve notar a quantidade de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa. 
06 












Lembre-se de não deixar água parada em casa, colocando areia nos pratinhos dos vasos de flor, virando garrafas de cabeça pra baixo e fechando a caixa d´água. Todas estas medidas previnem a reprodução do mosquito da dengue. A armadilha ecológica serve para todos os tipos de mosquitos.
FONTE: Pense Imóveis

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Trabalho da Impacto Social é destaque no quadro "Bom Exemplo", da RIC Record

O trabalho executado pela Ong Impacto Social em Joinville é destaque no quadro criado pelo jornalismo da RIC Record, chamado "Bom Exemplo". Durante a manhã desta segunda-feira,  a equipe da TV vai acompanhar dois projetos paralelos: o Coleta de Embalagens Metalizadas e a Reciclagem de Banner, uma parceria com a Fundamas Escola Têxtil.
A reportagem irá mostrar como surgiram estas parcerias e como é feita a reciclagem de banners. Em seguida, o trabalho realizado pelos Separadores de Lixo será acompanhado pela TV. É lá onde as embalagens metalizadas são separadas do lixo geral e encaminhadas aos respectivos fabricantes, gerando renda para mais de 80 pessoas.
O quadro "Bom Exemplo" vai ao ar no Jornal do Meio Dia, da RIC Record, canal 8, na próxima 6ª feira (27). Em seguida, o vídeo será disponibilizado no site da emissora: http://www.clickric.com.br/ric.com/videos_programa.asp?id_prog=2&estado=sc

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Aproveite os nutrientes das frutas de cada região do país

Foto: Google Imagens
Cada região do Brasil tem uma fruta típica que é ótima para a saúde. Elas contêm antioxidantes, vitaminas A e C e gorduras do bem, entre outras propriedades.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale a cinco porções.
Veja abaixo as características de cinco frutas regionais do país: açaí, caju, pequi, abacate e maçã:

AçaíÉ conhecido como o “ouro negro” da Amazônia, e sua maior riqueza está nos nutrientes, que fazem dessa frutinha um alimento funcional.
O açaí tem muita antocianina, um pigmento roxo do grupo dos flavonoides, substância química encontrada nas plantas que funciona como antioxidante. Isso significa que a fruta ajuda a combater os radicais livres, retardar o envelhecimento e evitar doenças do coração e células cancerígenas.
saiba mais
Alimentos com casca trazem mais nutrientes e vitaminas
Veja todas as notícias sobre alimentação
Os radicais livres são uma espécie de “ferrugem” que se espalha pelas artérias. Já os antioxidantes são substâncias com poder de limpeza, para retirar essa “sujeira” das nossas células.
A gordura contida no açaí traz benefícios comparáveis ao azeite de oliva. Se consumido puro, in natura, pode ser aproveitado até por pessoas diabéticas, pelo alto teor de gordura monoinsaturada. Também ajuda quem tem colesterol alto ou intestino preguiçoso.
Para aumentar o teor de energia antes ou depois da atividade física, o açaí pode ser associado a tapioca, guaraná, banana, morango e outras frutas.
No Pará, o açaí faz parte da refeição principal; no restante do país, vai bem no lanche ou como sobremesa.

CajuÉ uma fruta típica do Nordeste, com grande concentração de vitamina C, cuja deficiência está presente em 85% dos brasileiros. Cem gramas de polpa de caju contêm 219,3 mg de vitamina C, muito mais do que a laranja, por exemplo. Nesse quesito, a fruta só perde para a acerola.
Ranking (a cada 100 gramas):

1) Acerola: 941,4 mg
2) Goiaba: 80,6 mg
3) Kiwi: 70,8 mg
4) Laranja: 56,9 mg
5) Manga: 17,4 mg

A vitamina C também é um tipo de antioxidante e um elemento fundamental para alguns mecanismos de funcionamento do corpo, como a absorção de ferro e o sistema imunológico, nossa proteção natural contra doenças. A recomendação é consumir uma unidade por dia.
A polpa do caju não é o fruto, mas um pseudofruto ou fruto falso. A fruta, na verdade, é a castanha, muito usada em chocolate, rapadura ou com sal.
O maior cajueiro do mundo fica em Pirangi do Norte, região metropolitana de Natal (RN). A árvore tem o tamanho de um campo oficial de futebol e produz o equivalente a 80 cajueiros normais.
O pé de caju é tão grande que tem até uma associação para administrar o cajueiro. E quem experimenta a fruta ou o suco do maior cajueiro do mundo só faz elogios.

Receita de torta salgada de caju
O caju é uma fruta versátil que cai bem, inclusive, em pratos salgados. Uma porção da torta tem os valores nutricionais de uma refeição, é prática e fácil de fazer.
No liquidificador, bata dois ovos, duas xícaras de chá de leite de coco, meia xícara de azeite, uma colher de chá de açafrão, uma xícara de jerimum pré-cozido picado, dois dentes de alho picados, uma colher de chá de pimenta-do-reino e uma pitada de sal.
Em seguida, numa tigela, coloque duas xícaras de chá de farinha de trigo, dois tomates picados sem semente, uma cebola picada, uma xícara de coentro picado, uma xícara de jerimum pré-cozido picado, uma xícara de pimentões coloridos cortados em cubinhos, duas colheres de sopa de castanha triturada e duas xícaras de chá de polpa de caju picado sem o suco.
Misture tudo e depois acrescente o creme batido no liquidificador. No forno, em fogo alto, bastam 40 minutos. O sabor, por causa do leite de coco, lembra o do peixe.

PequiO pequi é um fruto originário do Cerrado brasileiro, muito usado pelos goianos para temperar a comida. Também pode ser aproveitado em conserva, licores, como ingrediente de doces (como brigadeiro) ou salgados (no arroz ou frango) e até na indústria cosmética.
O pequi é rico em retinol, uma vitamina A sintetizada, que produz a elasticidade da pele, ajuda na visão, no intestino, nos ossos e no sistema imunológico.
Outra parte do fruto que pode ser consumida é a castanha, que fica no interior, protegida por uma camada de espinhos. Deve-se cortar o caroço com uma faca afiada ou um martelo de cozinha ajuda. A castanha pode ser comida crua, cozida ou adicionada a receitas.
Ela é fonte de nutrientes, principalmente zinco, que é um elemento mineral que, associado à vitamina C, quebra os radicais livres no organismo.
A casca é usada na preparação de tintas de escrever e na tintura de tecidos.

AbacatePode ser encontrado em supermercados e feiras livres. É macio, carnudo, tem uma polpa bem cremosa e consistente, com menos água que as outras frutas.
Algumas pessoas têm preconceito com o abacate, porque pensam que é uma fruta gordurosa, mas a gordura dele faz bem à saúde, pois aumenta o colesterol bom. Essa mesma gordura é encontrada no azeite de oliva, em castanhas e óleos, como o de canola.
Além disso, o abacate é uma fruta rica em vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, cálcio e fósforo. Muitos também usam a polpa para fazer máscara de beleza no rosto.
O abacate é vasto em regiões colonizadas pelos espanhóis (México, Guatemala e Antilhas) e se espalhou pela América do Sul por causa do solo fértil e do calor. No Brasil, o cultivo começou só no início do século XIX.
As plantações no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais são responsáveis por quase dois terços de toda a produção nacional.

Receita de guacamolePara quem não conhece, o guacamole é uma receita mexicana feita com abacate, pimentão e temperos. A pasta deve ser servida com torradas ou cascas de queijo nacho.
Ingredientes
1 abacate
1 tomate sem sementes picado
1 pimenta dedo-de-moça picada
1/2 xícara (chá) de coentro picado
Suco de 1 limão
Sal a gosto
Modo de preparo
- Com uma faca, corte o abacate ao meio e retire o caroço. Com a ajuda de uma colher, retire a polpa e coloque numa tigela.
- Adicione à tigela todos os ingredientes picados com o abacate e misture bem. Tempere com o suco de limão e sal. Sirva a seguir.

MaçãA Região Sul é a maior produtora da fruta, que se concentra mais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina – regiões naturalmente mais frias. Ela é leve, saborosa e magrinha: tem em média 80 calorias. Além disso, é prática e perfeita para o lanche do dia a dia, pois cabe na bolsa.
A substância responsável pela saciedade da maçã é a pectina, uma fibra que se expande dentro do intestino. Além disso, associada ao açúcar da fruta (frutose), dá menos fome.
Por isso, a maçã é uma dica saudável para quem está e olho na balança e com a agenda apertada. Também é rica em antioxidantes que combatem doenças cardiovasculares.
Outra enorme vantagem dessa fruta é que ela hidrata bastante: 90% são água. Mas não deixe a maçã na gaveta por mais de três dias, para não ficar ressecada e perder suas propriedades.
Procure comprar a maçã que esteja inteira, sem amassados. Se ela tiver um buraquinho, houve a penetração de micro-organismos que podem contaminar a fruta.
O cultivo da macieira é uma atividade relativamente recente no Brasil. No início da década de 70, a produção anual era de mil toneladas. Com incentivos fiscais e apoio à pesquisa e extensão rural, o Sul aumentou a produção em quantidade e qualidade, fazendo com que o país passasse de importador a exportador de até 20 % do total.

Fonte: Bem Estar/G1

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

18 de janeiro: aniversário de 1 ano da Ong Impacto Social

O dia 18 de janeiro é uma data especial para nós, equipe Ong Impacto Social. É quando comemoramos nosso primeiro aniversário. É com orgulho que chegamos até aqui, pois a caminhada não foi fácil. Encontramos muitos obstáculos, até pela falta de experiência no Terceiro Setor. Mas com muita força de vontade, conseguimos tocar alguns projetos e muitas campanhas ao longo de 2011. Exemplo disso foram os dois projetos que atualmente estão em pleno andamento na cidade: o de Coleta de Embalagens Metalizadas e o Lar Amor Solidário.
Entre as campanhas de maior sucesso podemos destacar a do Dia Mundial da Água, lembrando também de alguns eventos, como o do Trabalhador, da RIC Record, onde fomos convidados a participar, ministrando oficina de artesanato com material reciclável. Em outubro, ajudamos a organizar dois grandes eventos para o Dia das Crianças, usando brinquedos inéditos em Joinville, como a Corrida Ecológica e o Labirinto Ecológico. Entre outras ações realizadas, como Campanha do Agasalho, Palestras Ambientais nas Escolas Públicas, etc.
Ao final de 2011, fomos contemplados com um grande presente: o edital para projetos ambientais da Fundema, no valor de R$15 mil, que nos ajudou a comprar o primeiro veículo da Ong: uma Kombi. Este utilitário vai nos ser muito útil no desenvolvimento do Projeto Coleta de Embalagens Metalizadas, transportando o material das Associações de Separadores de Lixo para os Correios, onde tudo é enviado, em seguida, para os respectivos fabricantes, em São Paulo. Desde o início deste Projeto, em abril, tudo era transportado com carro de passeio, fazendo-se necessárias várias viagens para dar conta do recado. A partir de agora, tudo vai ficar mais fácil.
São estas as vitórias que, merecidamente, a equipe da Ong Impacto Social conquistou até agora. Sabemos que para 2012 os desafios serão maiores ainda, pois graças ao bom trabalho realizado logo no seu primeiro ano de vida, conseguimos boas referências tanto entre as esferas pública e privada, quanto entre a comunidade, que nos procura para pedir auxílio, pois já ouviram falar positivamente de nossas ações.
E novidades virão neste ano. Aguardem, pois faremos muito mais pela nossa comunidade!

“[...] Que sejamos pequenas borboletas usando nossas asas para melhorar o mundo ao nosso alcance, sendo assim dignos destas asas, porque de outro modo elas não teriam serventia.”

Adaptação do texto de Augusto Cury 

Acesse nosso site: www.ongimpactosocial.org
Visite nosso perfil no Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002183182257
Siga-nos no Twitter: @oimpacto_social

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Câmara analisa proposta de redução no Imposto de Renda de quem reciclar

O projeto de lei 2551/11 prevê redução no Imposto de Renda das pessoas que entregarem seus resíduos recicláveis nos postos de coleta adequados. A proposta, feita pelo deputado Jhonatan de Jesus, está em análise na câmara e tem como objetivo auxiliar o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Caso a ideia seja aceita e entre em vigor, os beneficiados poderão conseguir descontos de até 10% do valor total devido ao governo. Além disso, a proposta é de que o Poder Executivo faça todas as adequações necessárias em até 90 dias após a legislação começar a valer.
Segundo o deputado, a intenção de oferecer o benefício financeiro, em troca do cuidado com o lixo reciclável é uma ação que visa a conscientização. “Incentivar as pessoas físicas a cooperar para a solução do problema revela-se uma medida razoável e sensata, além de coerente e compatível com a grandiosidade do desafio enfrentado por toda a sociedade”, declarou Jhonatan de Jesus.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determina que as empresas fabricantes e os comerciantes de itens como pilhas, baterias, pneus, agrotóxicos, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos, tenham que criar medidas que possibilitem a logística reversa, para que os resíduos sejam descartados adequadamente e passem pelo tratamento que reduz os impactos ao meio ambiente.
Mesmo que os maiores responsáveis pela efetivação da legislação sejam as empresas, a população também terá papel essencial para que ela seja aplicada com sucesso no Brasil. Até porque, conforme aumenta o consumo, aumenta-se também a quantidade de resíduos produzidos. Por isso, é muito importante promover a conscientização dos cidadãos.

Fonte: Ciclo Vivo

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Smart Consultoria finaliza vídeo da campanha Lar Amor Solidário

A Smart Consultoria, empresa Júnior formada por estudantes de Engenharia de Produção da Udesc, finalizou uma campanha de apoio ao Projeto Lar Amor Solidário, o qual a Ong Impacto Social também faz parte. O objetivo é ajudar o lar onde vivem cerca de 20 pessoas, entre crianças e adultos. Por meio de apoio financeiro e organizacional (5S), a intenção é mudar o estilo de vida daqueles moradores, melhorando o ambiente com móveis novos, mudança estrutural na casa, pintura, etc.
Além disso, o Lar precisa estar formalizado para receber apoio de governos municipais, estaduais e até mesmo quem sabe, receber apoio do governo federal.
O plano de apoio da Smart Consultoria, que procurou a Ong para abraçar a causa, contabilizou um orçamento completo  do que precisa  ser feito em reformas na casa. Agora, o próximo passo é buscar apoio da iniciativa privada, que pode ajudar de várias formas, seja na prestação de serviço ou financeiramente.
Para saber mais sobre este projeto, acesse o site da ong: http://www.ongimpactosocial.org/projetos.html

Assista o vídeo produzido pela Smart Consultoria, entrevistando dona Marlene Narcisa, mãe do Lar

 Se você, empresário, quiser ajudar de alguma forma para que estas pessoas tenham um lar com mais qualidade de vida, acesse o Portal da Smart Consultoria, clicando aqui.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ong recolhe banners usados em Joinville para reciclagem

Entrega de Banners no ano passado.
Foto: Cristiano Schmitz
A Ong Impacto Social fechou parceria com a Fundamas Escola Têxtil e vai reaproveitar banners usados para confeccionar peças de roupas, como aventais, entre outros. Em outubro de 2011, esta ação já havia sido feita, resultando em 15 aventais, que foram entregues a três Associações de Separadores de Lixo de Joinville. "O avental é muito útil para eles, já que mexem com diversos materiais, sujos ou limpos. Assim eles preservam o uniforme e também o meio ambiente", ressalta a presidente da Ong, Sandra Regina Sievert.

A partir de agora, a empresa ou pessoa física que tiver um banner que não use mais, pode entrar em contato com a Ong Impacto Social pelo telefone (47) 3433 2783 e combinar a entrega. A lona deste banner será encaminhada, em seguida, para a Fundamas Escola Têxtil, que doará a mão de obra dos alunos de Costura Industrial para transformar tudo em roupas e utilitários. O resultado disto tudo será doado a quem precisa.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fundamas Escola Têxtil abre vagas para Costura Industrial

Foto: Google Imagens
Se você quer seguir carreira no setor têxtil, a Fundamas oferece esta opção. O curso profissionalizante de Costura Industrial está com as matrículas abertas para o turno vespertino. Ao total são 15 vagas e não é preciso nenhum pré-requisito para cursar, basta ter a partir de 14 anos de idade.

O curso possui 120 horas/aula e é ministrado de segunda à quinta-feira, no horário das 14h às 17h. Quem passa por esta profissionalização já tem grandes chances de colocação no mercado de trabalho. Muitas empresas buscam na Fundamas os profissionais de que precisam.

Para efetuar a matrícula é preciso ter em mãos os seguintes documentos: CPF, RG e um comprovante de residência atualizado. O valor total do curso é de R$165, mas pode ser facilitado em até três vezes. Se o pagamento for à vista, o (a) aluno (a) ganha 20% de desconto. As aulas iniciam no dia 6 de fevereiro. Para mais informações, ligue para a Fundamas Escola Têxtil: 3434 1616.

Entenda o setor Têxtil no Brasil

O setor Têxtil no Brasil movimenta cerca de US$60 bilhões anuais, gerando uma média de 65 mil empregos com carteira assinada, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). A área é responsável por cerca de US$1,4 milhão de exportações por ano. As regiões de Joinville e de Jaraguá do Sul concentram pequenas, médias e grandes empresas do ramo, consolidando-se como um dos maiores pólos têxteis do país.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Lançada bolsa de viagem que carrega aparelhos eletrônicos

Foto: Google Imagens
Está na rua e a bateria do seu celular acabou bem quando precisava fazer uma ligação urgente? Este é um problema pelo qual quase todos os usuários da telefonia móvel já passaram. Porém a empresa Powerbag promete pôr fim a essa realidade. Já estão à venda bolsas de viagem ou maletas com baterias recarregáveis. Nelas você pode carregar um celular ou tablet ou até três equipamentos ao mesmo tempo.
O dispositivo aceita Iphones e demais aparelhos que tenham entrada mini Usb. O preço muda conforme o modelo, mas varia de US$140 a US$250. Confira todos os modelos no site da empresa.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sacolas plásticas vão custar até R$0,25 em São Paulo

Foto: Google Imagens
Em uma tentativa de reduzir o uso de sacolas pláticas nos supermercados do estado de São Paulo, será cobrado um valor de até R$0,25 pelo uso de cada uma. A medida passa a valer a partir do dia 25 deste mês.
Para quem ainda não usa sacolas retornáveis ou caixa de papelão, a opção é a sacola plástica. A Associação Paulista de Supermercados acredita que a cobrança maior pela sacola vai reduzir ainda mais o uso delas, que normalmente acabam parando no aterro sanitário dos municípios. A intenção desta ação é reduzir 2,5 bilhões de sacolas pláticas por mês no estado.
Por aqui ainda não existe uma medida específica para reduzir o consumo delas. Alguns supermercados oferecem descontos de alguns centavos para quem leva de casa uma sacola retornável.
O tempo médio que leva para uma sacola plástica se decompor na natureza é de mais de 100 anos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ong visita usina de reciclagem do interior de MG



Durante uma visita de férias, parte da equipe da Ong Impacto Social visitou na última semana de 2011 uma usina de reciclagem de Jacuí, localizada no sul de Minas Gerais. A visita serviu para trocar informações com os trabalhadores da usina em questão. Lá, ao contrário de Joinville, todas as oito pessoas que trabalham são funcionários públicos e recebem salário fixo, não importando o quanto separam. A prefeitura de Jacuí se encarrega de vender o que pode ser aproveitado, como garrafas PET e papelão. Porém determinados materiais, como lixo eletrônico e embalagens metalizadas não são comercializadas.
Fotos: Leandro Schmitz
Compactadora de lixo
Em Joinville, o sistema de separação e reciclagem de lixo é feito por Associações, que repartem entre si o lucro com a venda de materiais.
A equipe da usina elogiou o projeto implantado em Joinville pela Ong Impacto Social, o de Coleta de Embalagens Metalizadas. O grupo de separadores de lá ficou de verificar a possibilidade de implantar este sistema de aproveitamento comercial das embalagens metalizadas, a exemplo do que já acontece por aqui.
"Verificamos diferença de valores na venda de materiais recicláveis, uns mais baratos outros mais caros do que aqui, mas de maneira geral vimos que eles podem reciclar muito mais", avalia a presidente da Impacto Social, Sandra Regina Sievert.
Técnica de compostagem