Gostou? Então vote!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ong visita usina de reciclagem do interior de MG



Durante uma visita de férias, parte da equipe da Ong Impacto Social visitou na última semana de 2011 uma usina de reciclagem de Jacuí, localizada no sul de Minas Gerais. A visita serviu para trocar informações com os trabalhadores da usina em questão. Lá, ao contrário de Joinville, todas as oito pessoas que trabalham são funcionários públicos e recebem salário fixo, não importando o quanto separam. A prefeitura de Jacuí se encarrega de vender o que pode ser aproveitado, como garrafas PET e papelão. Porém determinados materiais, como lixo eletrônico e embalagens metalizadas não são comercializadas.
Fotos: Leandro Schmitz
Compactadora de lixo
Em Joinville, o sistema de separação e reciclagem de lixo é feito por Associações, que repartem entre si o lucro com a venda de materiais.
A equipe da usina elogiou o projeto implantado em Joinville pela Ong Impacto Social, o de Coleta de Embalagens Metalizadas. O grupo de separadores de lá ficou de verificar a possibilidade de implantar este sistema de aproveitamento comercial das embalagens metalizadas, a exemplo do que já acontece por aqui.
"Verificamos diferença de valores na venda de materiais recicláveis, uns mais baratos outros mais caros do que aqui, mas de maneira geral vimos que eles podem reciclar muito mais", avalia a presidente da Impacto Social, Sandra Regina Sievert.
Técnica de compostagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário