Gostou? Então vote!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Os desafios da produção têxtil

Todos nós sabemos o valor em dinheiro que pagamos em cada peça de roupa que compramos, mas assim como qualquer outro produto que consumimos, existem outros custos que nem sempre vêm discriminados no preço. E para alertar ao consumo consciente, a americana Greenovate lançou um vídeo (em inglês) chamado “A vida secreta de nossas roupas” que conta para nós sobre os impactos da produção têxtil.

Como explica o vídeo, o impacto ambiental da produção de algodão pode ser assombroso. A redução de aquíferos e reservatórios a sérios problemas com pesticidas, esses “custos invisíveis” tem impactos reais de longo prazo nas comunidades que cultivam o algodão, comprometendo a sobrevivência delas.
Da mesma forma, condições de trabalho não apropriadas estão criando um transtorno na sociedade, além de stress, depressão e exploração em muitas partes do mundo. Algumas marcas já estão tomando medidas para garantir credibilidade e transparência sobre o direito dos trabalhadores e também sobre o processo de seleção de fornecedores, para garantir que todo o processo produtivo seja politicamente correto.

Mas o que tudo isso significa para o consumidor? E como nós diferenciamos quais as empresas que estão fazendo certo e quais não estão? Nos Estados Unidos, como mostra o vídeo, uma organização chamada GoodGuide está fazendo esse trabalho para os consumidores, taxandos as performances ambientais e sociais de cada empresa, e disponibilizando toda essa informação em um aplicativo de celular que pode ser consultado a qualquer momento.
Por enquanto esse tipo de informação ainda é um pouco restrita a nós consumidores aqui no Brasil, porém não é por causa disso que não devemos deixar de ficar atentos e sempre pesquisar sobre o que andamos consumindo. Lembrando que sempre que nós tomamos a atitude deixar de consumir um produto que não seja ambientalmente ou socialmente correto, nós estamos de alguma forma ajudando para que a empresa responsável mude a sua forma de agir.

FONTE: Blog Planeta Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário