Gostou? Então vote!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ciclistas estão viajando de Buenos Aires ao Rio de Janeiro

Foto: BiciActivistas

O uso de bicicletas para algumas pessoas é apenas para o lazer, para outros é o principal meio de transporte. Mesmo para quem pertence ao segundo grupo, uma iniciativa de estrangeiros deve impressionar: um arquiteto argentino e um urbanista francês estão vindo de Buenos Aires para o Brasil de bicicleta.

Para eles, a bike pode e deve ser usada como uma alternativa eficiente ao transporte e decidiram mostrar que isso é possível, até mesmo em longas viagens. O arquiteto Julian Grobe e o urbanista Nicolas Dubois são fundadores do grupo BiciActivistas na capital Argentina. No site do projeto, eles explicam que a ideia surgiu devido à insatisfação com as ciclovias da capital, que são invadidas por carros e motos.

A rede foi criada para mobilizar a população e tem como principal projeto o que eles chamam de “A grande viagem”. Ambos percorrerão 40 cidades até chegar ao Rio de Janeiro e, durante o trajeto, pretendem analisar os planos de mobilidade urbana sustentáveis em cada uma delas.

Conforme o planejado, os ciclistas saíram na última segunda-feira (5) e, pedalando em torno de 65 km diariamente, esperam chegar ao Rio de Janeiro no dia 31 dezembro. Durante a jornada, eles farão entrevistas sobre as ações implementadas em diferentes regiões da América Latina, publicarão textos, fotos e vídeos sobre a viagem no site e nas mídias sociais. Além disso, gravarão um curta-metragem sobre a viagem, contando as descobertas, dificuldades e mostrando as melhores propostas encontradas.

Desta forma, o projeto ajudará as cidades que estão buscando alternativas sustentáveis a aplicar as propostas que mais se adequarem aos seus territórios. Ao todo, os ciclistas realizarão um trajeto de 2.800 km.

Se você quiser acompanhar os detalhes da viagem, acesse o Blog deles aqui.

Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário