Gostou? Então vote!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes


Hoje é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

Por coincidência, também em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006 de autoria do ex-senador José Eduardo Dutra, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.

Por isto, o Blog Impacto Social Notícias dá algumas dicas para prevenir uma das mais incidentes doenças da atualidade. Confira:



  • Faça mais atividade física 

A atividade física regular pode te trazer diversos beneficio, como por exemplo:
1. auxilia na perda de peso
2. diminui a taxa de açúcar do sangue
3. melhora a ação da insulina.
Pesquisas mostram que exercícios aeróbicos e de resistência podem controlar controla o DM2, orem a associação de ambos é mais benéfica do que apenas um tipo de exercício isolado.


  • Coma Muita Fibra 

A fibra:
1.reduz o risco de desenvolver DM2
2. reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas
3. auxiliam a perda de peso, pois aumentam a saciedade
Alimentos com alto tero de fibras incluem: frutas, vegetais verde-escuros, grãos, feijão, sementes com nozes e castanhas.


  • Coma Alimentos Integrais

Os Gãos diminuem o risco desenvolver DM2 e ajudam a manter o açúcar do sangue em níveis seguros.
Tente ingerir metade dos grãos como grão inteiros ao invés de processados.
Vários tipos de alimentos incluem grãos inteiros com pão integral e muitos cereais.
Procure pela palavra "Grãos inteiros " nas caixas e pacotes.


  • Perca o Excesso de Peso

Procure eliminar o peso extra. Cada quilo perdido previne o aparecimento do DM2.
Em uso estudo, o desenvolvimento de DM2 reduziu em  16% para cada quilo perdido!
Perdas modestas de peso, como 5 -10 % do peso inicial - e exercício físico regular reduzem o risco de DM2 em 60 % ao longo de 3 anos.


  • Não faça Dietas Malucas; Faça Escolhas Saudáveis

Dietas muito restritivas auxilam na perda de peso inicial, porém seu beneficio alongo prazo, prevenindo o diabetes são incertos e sua manutenção difícil. Além disto , dieta muito restritivas podem levar a falta de algum nutriente essencial a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário